Publicidade
Início Notícias Vendas mundiais de multifuncionais têm forte queda no primeiro trimestre, aponta IDC

Vendas mundiais de multifuncionais têm forte queda no primeiro trimestre, aponta IDC

0
Publicidade

Mesmo com a forte demanda dos mercados emergentes, o mercado de multifuncionais – que reúnem em um único equipamento as funcionalidades de fax, impressora, copiadora e até scanner – registrou queda de 7,4% no primeiro trimestre, de acordo com a IDC. Ao todo, foram embarcados 28,5 milhões de unidades. Apesar da retração, as multifuncionais coloridas a laser registraram crescimento de 23% no período, puxadas pelo bom desempenho das vendas nos países em desenvolvimento que, sozinhos, tiveram 36% de alta.

“O aumento permanecerá forte nos países emergentes nos próximos dois anos”, avalia o gerente de programa de multifuncionais da IDC, Phuong Hang. Ele frisa a importância desses países para a indústria do setor, especialmente com a possibilidade de exploração de novos segmentos de mercado.

De acordo com o estudo da IDC, a tecnologia jato de tinta respondeu por 62% das remessas de multifuncionais, o que representa a perda de um ponto percentual de participação em relação ao mesmo período do ano passado. Esse espaço foi assumido por equipamentos a laser, que agora são responsáveis por 35% do mercado. Os três primeiros meses deste ano marcam o terceiro trimestre consecutivo de aumento tímido da tecnologia monocromática – 1,9 milhão de unidades embarcadas.

Apesar de um declínio de 12% no desempenho anual, a HP continua na liderança do mercado de multifuncionais com 40,3% de participação. De acordo com a HP, a estratégia da fabricante é apostar no fornecimento em  larga escala e na redução de custos de produção. “Ao unir as unidades de PCs e impressoras, a HP não apenas melhorará a eficiênca, mas permitirá um melhor impacto de marketing com o sucesso da marca”, afirma a IDC.

A Epson divide a segunda posição com a Canon, ambas com 16,2% de market share, com 4,6 milhões de unidades embarcadas cada uma.A Epson registrou 6,6% de alta, enquanto a rival japonesa viu seu market share cair 13,5%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile