Publicidade
Início Serviços Mercado (Services) Datalogic oferece solução para coleta de dados no varejo e rastreabilidade de...

Datalogic oferece solução para coleta de dados no varejo e rastreabilidade de medicamentos

0
Publicidade

A Datalogic, em parceria com a empresa Digimarc, lança um novo método de coleta de dados para o varejo chamado Códigos de Barras Digimarc, que melhora a  produtividade ao mesmo tempo que oferece novos benefícios para varejistas, fabricantes e clientes.

“O ano de 2015 será marcado por um acirramento ainda mais forte da concorrência entre os varejistas, e vão vencer a disputa pelo consumidor as empresas que estiverem mais preparadas para oferecer uma melhor experiência de compra e mais conveniência para os clientes. Dentro deste cenário, a tecnologia desempenha um papel fundamental”, comenta Fabio Lopez, diretor de vendas da Datalogic para Brasil e Sul da América Latina.

Os códigos de barras Digimarc contém os mesmos dados geralmente encontrados em códigos de barras UPC/EAN ou GTIN 1D e são impressos de forma invisível ao longo de toda a  superfície da embalagem ou do item. Isto significa que os funcionários que trabalhem no caixa bem como os clientes que utilizem os serviços de self-shopping poderão ler mais rapidamente itens sem ter que “caçar” o código de barras no item.

Além disso, a embalagem impressa pode se conectar com os dispositivos móveis dos clientes fornecendo informações adicionais sobre os produtos, ofertas especiais, recomendações, comentários, redes sociais, o chamado OmniChannel.

Os leitores/balanças Magellan9800i e 9400i da Datalogic também estão disponíveis no mercado com a tecnologia de captura de imagem para leitura para esse tipo de códigos, sem deixarem de fazer a leitura dos tradicionais códigos de barras.

Características

O código de barra Digimarc impressos de forma invisível repetem o GTIN por várias vezes ao longo de todo o pacote. Os funcionários do caixa, assim como os compradores que utilizam o self-checkout, podem fazer a leitura dos itens mais facilmente sem ter que precisar encontrar e posicionar o código de barras na janela de leitura do scanner. Ele pode substituir ainda  os códigos de barras QRCode.

Farmacêutica

Outra solução especial da Datalogic é voltada para setor farmacêutico, onde com a nova regulamentação da Anvisa sobre rastreabilidade de medicamentos, tanto os fabricantes, como os varejistas e operadores logísticos terão de se adaptar e se equipar à leitura de códigos de barras 2D, que será mandatória a partir deste ano.

Com isso, espera-se grande adoção de leitores de códigos de barras 2D. E para atender a essa nova demanda, a Datalogic já está com produção no Brasil de leitores com capacidade de decodificação de códigos 2D. “O Jade Automated Scanner, por exemplo, pode ser útil para essa aplicação, pois é um portal de leitura 360 graus muito ágil, em que os itens são lidos automaticamente e visualmente reconhecidos, tornando o processo de checkout e separação de produtos mais eficiente. Devido à sua alta praticidade e agilidade, pode ser aplicado na separação de medicamentos, otimizando as operações e eliminando erros”, informa Lopez.

Nos hospitais, laboratórios e farmácias, os instrumentos, medicamentos e amostras devem ser gerenciados para manter a segurança, a administração adequada e o inventário. Isso requer dispositivos de leitura de código de barras que podem auxiliar médicos, enfermeiras e técnicos a ajudar a prevenir infecções.  Nas receitas médicas, devem ser verificados o medicamento, a dosagem, o cronograma e o paciente.  Os leitores da farmácia são usados para garantir que foi escolhido o medicamento correto e que o rastreamento regulatório é mantido para substâncias controladas.  Em ambientes cirúrgicos e outros, amostras esterilizadas, como cateteres e instrumentos, são rastreados para garantir seu uso antes da expiração e o processamento adequado da esterilização.   A Datalogic tem scanners portáteis e computadores móveis que são construídos com material desenvolvido especialmente para ajudar a prevenir infecções e suportar produtos químicos para esterilização pesados.

“Garantir que esses produtos são fabricados seguindo as especificações exatas exige a visão para distribuir, rastrear, etiquetar e inspecionar medicamentos e dispositivos.  Para que esses itens sejam rastreados adequadamente ao longo da cadeia de abastecimento se requer geradores de imagem fixos, computadores móveis e scanners portáteis.  Esses dispositivos leem e verificam muitos números, informações de fabricação, datas de validade, entre outras informações armazenadas em códigos de barras 2D no dispositivo, embalagem e carga”, explica o executivo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile