Publicidade
Início Blogueria Blockchain: o que o futuro desta tecnologia nos reserva

Blockchain: o que o futuro desta tecnologia nos reserva

1
Publicidade

Nos últimos dois anos, a aceitação do Blockchain duplicou entre as empresas que estão buscando digitalização e inovação – é o que aponta as últimas pesquisas publicadas, como a 2020 Global Blockchain Survey, publicada pela Deloitte. O estudo mostra que os líderes não consideram mais essa tecnologia como algo meramente inovador e promissor, e, ainda, que as dúvidas iniciais sobre a utilidade do blockchain estão desaparecendo à medida que esses líderes de negócios agora o veem como parte integrante da inovação organizacional.

Criada em 2008, a tecnologia surgiu como a base de um novo sistema de finanças descentralizado, e sua principal característica – ser um banco de dados e de registro de transações imutável – foi o que possibilitou a criação do Bitcoin. Isso faz com que cada vez mais aplicações que envolvam transações usem o blockchain como a tecnologia base de desenvolvimento, para justamente garantir segurança.

O blockchain está intimamente ligado ao surgimento do bitcoin, garantindo a integridade e autenticidade nas transações, e mostrou ao longo dos anos a sua versatilidade, proporcionando infinitas possibilidades de uso, tais como armazenamento de informações para consulta em caso de necessidade. Da mesma forma que ter informação é ter poder, entender as aplicações do blockchain proporciona vantagem competitiva, pois a tecnologia está ditando tendências.

Atualmente, empresas de diferentes setores como bancário, supply chain, seguros, etc têm utilizado do potencial da tecnologia blockchain para garantir a rastreabilidade e imutabilidade dos seus dados independentemente do tempo transcorrido. Para os nossos Clientes, que buscam alavancar processos de inovação com as nossas tecnologias, o blockchain também é uma ferramenta poderosa.

Um caso de uso aderente em nossas operações é a aplicação nos processos de BPO. Considerando que um contact center é um forte gerador de dados – seja um e-mail, uma ligação, uma mensagem ou mesmo os dados dos próprios Clientes que são fornecidos e que são solicitados –, precisamos garantir a segurança não só para a empresa que nos contrata, para a qual atuamos como parceira/fornecedora, mas, principalmente, para os consumidores destas. É o blockchain que nos dá a certeza de que cada transação está devidamente registrada, e que cada registro poderá se transformar em um contrato, se assim determinarmos.

Outro exemplo interessante, e que ilustra bem, são as empresas que trabalham com backoffice. Neste caso, a tecnologia é fundamental para a formalização de contratos, e é o “fiel da balança” que garante que o contrato enviado ao Cliente não teve alteração de qualquer espécie e foi devolvido com segurança pela pessoa que o assinou.

O Blockchain está apenas no início e seu futuro tem inúmeras possibilidades de aplicação. Precisamos estar abertos às possibilidades de inovação e, ao mesmo tempo, dar passos seguros para o futuro.

Guilherme Uzeda, gerente de eficiência digital da Neo.

1 COMENTÁRIO

  1. São várias as vantagens na tecnologia de Blockchain que têm atraído a atenção de diversas empresas ao redor do mundo.

    Ao levarmos em consideração o fato de que, teoricamente, é possível usar esse conceito em qualquer aplicação computacional, são grandes as chances do Blockchain conduzir a transformação digital no futuro. Entre os benefícios estão:

    resiliência: é possível criar aplicações com um alto nível de redundância e disponibilidade. A rede que gerencia o Bitcoin, por exemplo, tem um poder computacional 43.000 vezes maior que os 500 maiores supercomputadores do planeta juntos;
    mobilidade: usuários não precisam carregar cartões, basta o acesso à carteira online para realizar qualquer transação;
    privacidade: a tecnologia de Blockchain permite que cada usuário na rede, caso deseje, permaneça totalmente anônimo aos demais participantes, sendo que mesmo em transferências, apenas o número da carteira virtual será visível;
    criptografia: o sistema é munido de alta criptografia, além da difusão das informações na rede, evitando duplicações e tentativas de fraude.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile