Publicidade
Início Notícias Volume de dados móveis crescerá cem vezes até 2015, indica estudo

Volume de dados móveis crescerá cem vezes até 2015, indica estudo

0
Publicidade

O volume de dados móveis descarregado a partir de grandes redes vai expandir cerca de cem vezes nos próximos cinco anos, de acordo com projeção da ABI Research. A consultoria estima que atualmente cerca de 16% dos dados móveis são transferidos a partir de redes móveis, índice que deverá aumentar para 48% até 2015. Mas o tráfego de dados propriamente deve crescer a razão de 30 vezes, o que significa que o volume de dados descarregados vai ampliar cerca de cem vezes.
As tão comentadas sobrecargas de tráfego, que estão começando a sufocar muitas redes móveis, só vão piorar com a proliferação dos smartphones e outros dispositivos móveis, e vão exigir que as operadoras aumentem a capacidade de suas redes, alerta o relatório da consultoria.
A recomendação da ABI Research é que em vez de realizarem elevados investimentos para expandir a capacidade de suas redes, as operadoras devem optar por outras abordagens e tecnologias que desempenham funções específicas para aliviar o congestionamento da rede, tais como o Wi-Fi, femtocell, mobile CDNs (redes de distribuição de conteúdo), otimização de mídia, entre outras.
"Cada uma dessas tecnologias visa resolver um determinado problema e elas irão coexistir entre si. O Wi-Fi é eficaz na cobertura de áreas limitadas com muitos usuários, tais como aeroportos, estações de trem e instalações esportivas. A femtocell, em contraste, é uma boa solução para atingir um pequeno número de usuários de dados pesados. As mobile CDNs atacam o problema de conteúdo usado com freqüência, por exemplo, um vídeo que vai pelo cache do arquivo localmente, em vez de carregá-lo para a rede a cada solicitação de download", explica Aditya Kaul, diretor da ABI Research. "Wi-Fi e o femtocell em particular representam uma fração ínfima do custo por gigabyte de uma rede 3G", acrescenta.
Uma das ferramentas mais eficazes, segundo ele, é a de otimização de mídia – efetivamente melhora a compressão – que já está sendo usada amplamente. Ela crescerá mais rápido e oferecera a maior redução no tráfego entre todas essas tecnologias.
A ABI Research observa que maioria dessas soluções está disponíveis no mercado por meio de um grande número de fornecedores, tais como a Belair Networks, Ubiquisys, Akamai, Stoke, Bytemobile e Openwave, entre outras.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile