O Yahoo anunciou nesta segunda-feira (17/9) a compra da Zimbra, fornecedora aplicações de mensagem e colaboração de código-aberto. A transação, avaliada em US$ 350 milhões, ocorre pouco mais de dez dias depois dela ter adquirido a empresa de anúncios na internet BlueLithium, por US$ 300 milhões, no dia 5 passado.
A estratégia do Yahoo com a nova empresa é competir com Google, Zoho, Cisco e WebEx no desenvolvimento de ferramentas de colaboração e comunicação online. A Zimbra, assim como outras do ramo, é considerada uma rival das aplicações Microsoft Office e Exchange.
?Nossos produtos de comunicações, incluindo Yahoo! Mail, são críticos para o crescimento e o sucesso da companhia?, disse Yang Jerry, CEO do Yahoo, ao site americano Tech Confidential. Segundo o executivo, com a compra a empresa irá ampliar o serviço Yahoo Mail Webmail e expandir o uso do software-cliente da Zimbra nas universidades.
A Zimbra é resultante do aporte de capital de três empresas americanas de capital de risco, a Benchmark Partners, a Redpoint Ventures e Accel Capital, que investiram US$ 30,5 milhões, em três etapas, para financiar as operações.
A expectativa do Yahoo é que o negócio seja concluído no quarto trimestre.