Publicidade
Início Serviços Outsourcing IPTV chega em 2006

IPTV chega em 2006

0
Publicidade

IPTV, de Internet Protocol Television, é uma das grandes apostas da Alcatel em todo o mundo e um dos destaques da empresa durante o Futurecom.

Para falar de sua aposta nesta tecnologia chave para o Triple Play e seus avanços, Hélio Rubens Nobre, diretor comercial da área de soluções fixas da Alcatel, concedeu essa entrevista:

P- A Alcatel hoje aposta na tecnologia IPTV ao lado da Microsoft. Já estão realizando algum teste?

R -Sim, com as principais operadoras fixas do Brasil, mas nem todas com a MSTV (Microsoft). O equipamento que permite o triple play já está homologado com todas elas (ISAM ou DSLAM IP). Fora do Brasil, um exemplo é a SBC.

P- O que será apresentado durante a Futurecom?
R-A solução que roda na plataforma Microsoft TV IPTV Edition, com demonstrações de Video on Demand (VoD), TV aberta, PIP (picture-in-picture), gravação da programação digital e jogos on-line. A sala estará equipada com home theater todos os dias.

P- Em que estágio se encontram estes testes e quais as principais barreiras até agora observadas?

R-Os testes de laboratório e em campo estão completos, mas só em algumas áreas (SP e RJ). A infra-estrutura hoje está passando por atualizações. É necessário conteúdo também. A maior barreira, para a implantação efetiva, é a legislação que impede o broadcast de vídeo em redes fixas. Tecnologicamente, não há barreiras.

P -Quanto a Alcatel investe em IPTV?

R- O valor não pode ser divulgado, mas adianta que IPTV é a chave para o triple play, uma vez que a Alcatel é líder mundial em banda larga.

P -Quando o IPTV deve se tornar realidade no Brasil e no mundo?
R- No mundo (Europa e EUA) já é uma realidade. No Brasil, desde 2003 já se trabalha nisso. O mercado maduro, em 2006 e 2007.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile