Publicidade
Início Blogueria A tecnologia de dados estanca a perda de vendas no varejo

A tecnologia de dados estanca a perda de vendas no varejo

0
Publicidade

Clientes são muito volúveis, principalmente em uma realidade a qual as opções são muitas e a qualidade é muito similar. Quando um consumidor não encontrar o produto que procura na gôndola do supermercado ou na prateleira da loja, cerca de 70% não pensa duas vezes antes de mudar de marca ou de estabelecimento. Estes são os resultados de um estudo feito pela empresa Accera, que evidencia uma realidade: indisponibilidade de produto é sinônimo de perda de vendas e até mesmo, de clientes.

No mercado varejista, a indisponibilidade é conhecida como ruptura, e faz referência à falta de itens, seja na prateleira, no estoque ou a indisponibilidade para compra no e-commerce. A pesquisa já referenciada indica também, que 62,2% das rupturas são identificadas no próprio PDV, ou ponto de venda, e estas são associadas à falta de reposição ou em estoque digitais (produtos estocados, que não constam no inventário), o que acaba prejudicando a reposição e, por consequência, a venda. 

Para evitar a ruptura e garantir a exposição do produto certo no lugar exato a todo o momento para o cliente que o procurar, a resposta é uma só: atenção permanente. Não disse constante, disse permanente. 100%. Nada menos. E isso não é humano: o fator humano, aliás, é um dos mais frequentes causadores de erros na reposição e estocagem de mercadorias; afinal, o cérebro ocupado com múltiplas tarefas não está imune ao esquecimento, a não perceber algum gargalo, a errar.  

Logo, a solução é reforçar o trabalho dos recursos humanos com tecnologia eficiente e de fácil uso, que permita ampliar a visibilidade dos estoques, gôndolas, inventários e produtos, bem como entregar análises que facilitem a orientação da exposição mais adequada para os itens segundo o perfil de cliente de cada estabelecimento.  

E este perfil nem sempre – aliás, quase nunca – é um só. Por isso, tais análises  precisam levar em conta os horários, localização, comportamentos de consumo, preferências, tendências de mercado, preços e tickets de compra, entre muitas outras variáveis, para resultar em insights precisos e preciosos para guiar a tomada de decisões no ponto de venda.  . 

Tudo isso pode ser traduzido em uma sigla curtinha, mas muito eficaz: BI. A tecnologia de Business Intelligence, é capaz de analisar grandes volumes de dados do varejo e gerar comparações, análises, gráficos e outras ferramentas muito úteis para embasar gestores e pessoal de loja nos movimentos diários para melhorar as vendas.  

Saber, por exemplo, que tipo de consumidor consome mais qual produto, em qual das filiais, a qual hora, de qual dia da semana, é um dado valioso para evitar que este item jamais falte, certo? Ou então entender em quais períodos e locais a venda de tal mercadoria cai é outro fator para direcionar promoções, remanejar produtos, melhorar exposição ou combinar ofertas, entre tantas outras opções estratégicas.  

Coleta de dados de fontes diversas

O BI facilita todo esse trabalho. São soluções refinadas para coleta, organização e análise de dados, e quando falamos nisso estamos nos referindo a dados das fontes mais diversas: sistemas de ERP e CRM, bases de dados informatizadas e manuais, cadastros de compra e crediário, planilhas, leads gerados em promoções e sorteios e todas as demais frentes de coleta de informações sobre clientes e prospects que uma empresa pensa em gerar.  

As informações são a mina, o BI é o garimpo e o usuário do BI o feliz garimpeiro que encontra o ouro em meio ao vasto material no entorno. Informação ajuda a vender, e o BI é a alavanca para pular de um cenário de dados aleatórios e mal acumulados para um patamar de utilização inteligente do conteúdo como ferramenta de gestão.  

Voltemos aos estudos: uma pesquisa da NeoGrid indica que o varejo brasileiro teve cerca de 10% de ruptura em junho de 2017, dos quais 5% representaram vendas perdidas. Um dado inaceitável, especialmente em um momento de desaceleração econômica, em que o setor varejista amargou queda de 3% no primeiro trimestre deste ano e acumulou redução de 5,3% nas vendas nos últimos 12 meses, segundo o IBGE. 

Ninguém quer perder vendas, ninguém quer frear, cair, reduzir. E se crescer é a palavra de ordem, vender é o motor e o BI, o combustível. Abasteça-se.  

Douglas Scheibler, CEO da BIMachine.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile