Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Com aumento do trabalho remoto, 79% dos contratantes recorrem mais a freelancers

Com aumento do trabalho remoto, 79% dos contratantes recorrem mais a freelancers

0
Publicidade

Segundo um relatório da Fiverr, plataforma que conecta empresas a freelancers, 79% dos contratantes brasileiros têm recorrido mais a freelancers independentes agora por causa do crescimento do trabalho remoto. O estudo, realizado entre os dias 5 e 26 de outubro de 2020, entrevistou 504 líderes e proprietários de micro, pequenas e médias empresas espalhadas por todas as regiões do Brasil. Entre os setores com mais mão de obra freelancer estão Vendas, Mídia e Marketing (88%), Arquitetura, Engenharia e Construção (86%) e TI e Telecom (85%). Já os profissionais mais contratados atuam em Marketing Digital (59%), Atendimento ao Consumidor (49%) e Gerenciamento de Mídias Sociais (48%).

Quando questionados sobre quais áreas do negócio têm recebido mais investimentos agora como consequência da Covid-19, a maioria (65%) dos respondentes indicou Marketing Digital. A construção de uma presença forte nas redes sociais também foi apontada por 48%, seguida por Vendas (46%).

“Muitas empresas se viram forçadas a mudar seus processos neste período e perceberam que conseguem rodar bem, mesmo à distância. Novas necessidades surgiram e abriram espaço para outras formas de buscar e se relacionar com os profissionais que prestam serviço dentro do negócio. A tecnologia nos permite trabalhar juntos de qualquer lugar e a produtividade não está necessariamente ligada à presença física. Este certamente é um aprendizado que ficará”, afirma Peggy De Lange, VP de Expansão Internacional da Fiverr.

Aprendizados

Quando questionados sobre quão preparados estavam para enfrentar os desafios trazidos pela pandemia, 51% dos respondentes afirmaram que estavam parcialmente preparados, enquanto 15% não estavam nada preparados. Os que estavam muito preparados somam 13% e apenas 3% não foram afetados.

Em relação aos respondentes que afirmaram que seus negócios não estavam preparados para o impacto da Covid-19, ao serem perguntados sobre o que poderiam ter feito para se sair melhor neste cenário, 44% responderam que o negócio poderia estar melhor preparado para o trabalho remoto. A mesma porcentagem também apontou a necessidade de ter uma tecnologia melhor à disposição. Já 36% indicaram acesso mais fácil a trabalhadores freelancers flexíveis.

Ainda considerando o grupo com negócios despreparados para o impacto da Covid-19, entre as razões apontadas para o despreparo, 44% afirmaram que a falta de experiência foi uma grande vilã. Já ao olhar para o futuro, 55% acreditam que depois da pandemia seus negócios estarão mais fortes com presença digital, terão mais flexibilidade (47%) e mais colaboradores freelancers (38%).

Home office para sempre

Apesar de repentina, a adesão ao trabalho remoto foi benéfica para os negócios e os profissionais envolvidos. De acordo com o levantamento, 67% das empresas constataram aumento de produtividade neste período. Entre os aspectos positivos mais destacados e que devem ser levados em conta no futuro estão maior flexibilidade (67%), melhor equilíbrio entre trabalho e vida (51%), maior produtividade (48%) e mais tempo com a família (47%).

A pesquisa revela que a adesão forçada ao trabalho remoto contribuiu para que 81% dos respondentes se sintam agora mais otimistas para encorajar o formato no futuro. No momento, mesmo com a possibilidade de retomar as atividades presenciais, 65% das empresas devem manter o trabalho parcialmente à distância, enquanto 21% devem permanecer no modelo em tempo integral.

“Estamos diante de uma mudança relevante. Não é de hoje que as pessoas buscam mais qualidade de vida. A experiência de trabalhar de casa por causa de uma pandemia certamente não é fácil, mas também tem mostrado que é possível estabelecer um outro tipo de rotina. Só para dar uma ideia, 89% dos entrevistados afirmaram que se sentem mais conectados com suas famílias agora. São ganhos que vão muito além dos negócios”, conclui De Lange.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile