Publicidade
Início Gestão Cloud Novo recurso do Android, Circule, simplifica as buscas no Google

Novo recurso do Android, Circule, simplifica as buscas no Google

0
Publicidade

Nesta quarta-feira (17), o Google anunciou uma série de novidades que torna a experiência em celulares com sistema operacional Android ainda mais intuitiva e natural – tudo isso sendo alimentada por IA. Um dos anúncios é a ferramenta Circule para Pesquisar, que possibilita às pessoas buscarem por mais informações sobre textos e imagens que estejam visualizando na tela do seu dispositivo, sem precisar mudar de aplicativo para pesquisar.

Outra novidade é a experiência de Multisearch com o Google Lens, que une imagem e texto ao pesquisar, e agora mostrará insights baseados em IA generativa dentro do app do Google. Por fim, também foi anunciada uma parceria entre Google Cloud e Samsung para impulsionar a IA generativa nos smartphones, como por exemplo, usando o Gemini integrado ao Android 14. Saiba mais detalhes abaixo:

Circule para pesquisar no Google

Para melhorar ainda mais a experiência das pessoas ao usar a Busca do Google, a nova funcionalidade permitirá que as pessoas pesquisem o que estão vendo, sem precisar mudar de aplicativo. Com um simples movimento na tela (como circular, sublinhar, rabiscar ou tocar), o usuário poderá selecionar o que mais interessa para obter mais informações exatamente de onde estiver.

O Circule para Pesquisar será lançado dia 31 de janeiro, em smartphones Android premium selecionados – o Pixel 8, Pixel 8 Pro e o novo Galaxy S24 Series – em todos os idiomas e locais onde estão disponíveis. A atualização faz parte dos nossos contínuos avanços em IA na Busca do Google, com o objetivo de tornar a pesquisa ainda mais natural e intuitiva e disponível em diversos formatos, como texto, áudio, imagens ou vídeos.

Aponte sua câmera, faça uma pergunta e obtenha ajuda da IA

O Google também anunciou uma nova experiência de IA no Multisearch, que une texto e imagem. Agora será possível apontar a câmera do celular a partir do Lens e fazer uma pergunta e obter resultados com insights baseados em IA generativa – tudo isso dentro do app do Google. O recurso mostrará além de apenas correspondências visuais e possibilitará fazer perguntas mais complexas ou elaboradas.  Leia mais no nosso blog.

As visões gerais baseadas em IA sobre resultados de Multisearch serão lançadas esta semana em inglês nos EUA – sem necessidade de inscrição no Search Labs. Para começar, basta procurar o ícone da câmera Lens no app do Google para Android ou iOS.

Google Cloud: parceria para impulsionar a IA generativa nos smartphones

Nesta semana também foi anunciada uma parceria estratégica de longo prazo entre Google Cloud e Samsung em que a Samsung será um dos primeiros parceiros a testar o Gemini Ultra, o maior modelo para tarefas altamente complexas do Google, antes de estar amplamente disponível para programadores e clientes corporativos ainda este ano. Com o acordo, os usuários do Galaxy S24 poderão também acessar o Gemini por meio de aplicativos e serviços desenvolvidos pela própria Samsung.

Uma das novidades geradas pela parceira envolve o Gemini Pro no Vertex AI, em que os usuários da série Galaxy S24 poderão usar os aplicativos Notas, Gravador de Voz e Teclado para oferecer melhores recursos de resumo. Por exemplo, será possível gravar uma aula usando o Gravador de Voz e obter rapidamente um resumo das partes mais importantes. A outra se refere ao Imagen 2 no Vertex AI, através da qual o usuário poderá  acessar recursos úteis de edição de fotos usando a Edição Generativa no aplicativo Galeria, do Galaxy S24.

A série Galaxy S24 também usará o Gemini Nano, um LLM integrado no dispositivo e ao sistema operacional Android 14, que ativa um novo recurso no aplicativo Mensagens e garante que os dados pessoais permaneçam no smartphone em segurança. Leia mais no blog.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile