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Vonpar Bebidas aperfeiçoa uso de dispositivos móveis da força de vendas

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A Vonpar Bebidas já utiliza uma plataforma móvel de vendas há mais de 15 anos. Contudo, a empresa buscava aproveitar ao máximo os recursos de seu parque de aparelhos móveis, motivo pelo qual decidiu desenvolver um módulo específico com uso de câmeras do próprio dispositivo.

Ao estudarmos melhor a rotina de nossa força de vendas e conversarmos com as áreas de negócios sobre o que poderia agilizar suas rotinas e interação com a equipe externa, saltou aos nossos olhos o bom uso que poderíamos fazer das câmeras fotográficas dos dispositivos”, explica o CIO do Grupo Vonpar, Ricardo Nizoli.

Há dois anos a empresa optou por equipar a força de vendas com equipamentos móveis robustos. De acordo com Nizoli, o principal motivo para a atualização dos dispositivos foi o elevado índice de quebras e furtos, pois os equipamentos eram mais voltados para uso pessoal que corporativo. A empresa resolveu essa questão e ainda conseguiu ampliar os recursos disponíveis nesses devices, o que poderia viabilizar novas funcionalidades em seus sistemas.

Além de visar à resolução em definitivo da questão das quebras e dos furtos, a escolha dos equipamentos levou em consideração as características técnicas dos dispositivos. “Sempre soubemos o que faríamos com o GPS e com o grande poder de processamento destes devices, mas a câmera no início não nos parecia ser algo de grande utilidade”, relembra Rubem Andrade, líder técnico do projeto na Vonpar.

Solução

Ao analisar a rotina por vezes burocrática dos vendedores e as dificuldades que as equipes de Trade Marketing tinham de acompanhar as ações de mercado planejadas e executadas pela força de vendas, surgiu a ideia da criação de um módulo que gerenciasse imagens, associadas a cada cadastro de cliente. As áreas-piloto para adoção deste módulo seriam o Crédito e Cobrança, responsável por todo trâmite de documentação entre cliente e Vonpar, e o Trade Marketing, que projeta as ações de mercado. A TI concluiu que a agilidade trazida pelo simples uso da câmera fotográfica dos equipamentos certamente compensaria o investimento necessário na criação do módulo.

A Vonpar utiliza em larga escala o ERP SAP, mas a gestão de clientes e as rotinas comerciais são feitas em um sistema proprietário. A empresa tem um verdadeiro CRM desenvolvido internamente, e a estratégia é seguir assim, pois é de onde tiram os diferenciais competitivos. O desenvolvimento deste módulo foi feito sobre esta plataforma de vendas, que utiliza .Net tanto na camada móvel, quanto na retaguarda (web), e levou 4 meses para ser colocado à prova em um piloto.

Benefícios

“A agilidade trazida inicialmente já superou as expectativas, e é incrível que algo tão simples traga resultados tão expressivos”, comemora a gerente de Crédito e Cobrança da Vonpar, Margarida Dolejal. “Se antes levávamos dias para receber uma documentação, ou tínhamos um custo adicional locando digitalizadores em cada escritório de vendas, agora temos a documentação necessária imediatamente, e sem custos adicionais para a operação”, salienta..

Outra área de negócios que já começa a colher os resultados do projeto é o Trade Marketing. Um dos principais papéis desta área é projetar a melhor forma de execução dos materiais de exposição e dos produtos nos pontos de venda (PDVs), sendo que a verificação do que realmente está ocorrendo no mercado sempre foi difícil, afinal são mais de 60 mil clientes distribuídos entre RS e SC. “Cada canal de vendas, dependendo da região onde se encontra e do público consumidor, tem uma estratégia de execução diferenciada, e a utilização das câmeras fotográficas pela nossa equipe de campo foi a maneira mais inteligente de nos fazermos ainda mais presentes no mercado, de forma quase on-line”, explica Bruno Schneider, gerente de Trade Marketing da Vonpar.

O funcionamento do módulo é extremamente simples, não alterando as rotinas de sincronismo de dados, além do fato de que não foram utilizados quaisquer plug-ins ou licenciamentos adicionais. “Na camada móvel, contamos com apoio de nosso parceiro de implementação, a MC1, e na retaguarda todo desenvolvimento foi interno, utilizando apenas APIs standard do .Net”, explica Andrade. “Além de performance, estendemos que o segredo de uma aplicação móvel está na simplicidade de uso. O recurso da câmera do dispositivo, antes de uso opcional, passou a incorporar os processos rotineiros dos usuários de forma muito transparente”, completa Nizoli.

Os resultados obtidos com as duas áreas de negócios iniciais fazem a TI da Vonpar projetar mais usos para o módulo. “Vemos oportunidades claras na área de Comodatos (a Vonpar fornece equipamentos de refrigeração em regime de comodato aos clientes) e até mesmo no controle de frota, onde uma imagem pode substituir com relativa facilidade o apontamento manual de quilometragem que hoje é feito diariamente”, projeta Andrade.
Middleware
Essa não é a primeira vez que a Vonpar optou por uma solução e suporte da MC1. Em 2011, a empresa tornou o seu sistema de vendas mais ágil com a implantação do middleware MBSuite. Com o módulo “Ação no Cliente”, o vendedor passou a informar ao cliente, através de um clique, todas as promoções, ações e condições comerciais disponíveis especificamente para ele.

O aplicativo passou a facilitar a rotina dos cerca de 400 vendedores, pois permitiu a geração de dados de forma mais rápida e personalizada. Além disso, havia o acesso direto às tabelas da retaguarda, eliminado etapas passíveis de falhas, geração de relatórios e acompanhamentos on-line; monitoramento das funcionalidades mais e menos acessadas, aprimorando os módulos; flexibilidade na sincronização dos dados; e sincronização de qualquer ponto com acesso Wi-Fi ou redes de dados.

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