Publicidade
Início ESG Tecnologia de scan é utilizada em projeto que estuda solo da floresta...

Tecnologia de scan é utilizada em projeto que estuda solo da floresta amazônica

0
Drone com laser scanner - Créditos - Reprodução CPE Tecnologia
Publicidade

De acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgada em outubro de 2023 na revista Science, estima-se que existam entre 10 mil e 23 mil estruturas que indicam presença humana há mais de 1.500 anos na região amazônica. Os pesquisadores encontraram 24 estruturas, chamadas de geoglifos, até então, em uma área que corresponde a apenas 0,08% do território total da floresta. Isso foi possível graças a uma tecnologia que analisa o solo sem a necessidade de desmatar a área.

foto:CPE Tecnologia

Segundo Rogério Neves, CEO da CPE Tecnologia, empresa que atua no mercado de soluções para geotecnologia, equipamentos que possuem a tecnologia LiDAR são utilizados em vários outros setores além da exploração, sendo uma importante ferramenta para monitorar grandes áreas e prevenir, por exemplo, ações de desmatamento ilegal ou garimpo.

“É possível criar modelos em 3D do terreno, mesmo em locais densos, normalmente de difícil leitura dos aparelhos, o que torna essa tecnologia essencial no mapeamento de regiões difíceis de explorar. Isso porque lasers scanners com o LiDAR são acoplados em drones e/ou pequenos aviões controlados remotamente, projetando feixes de laser que mapeiam com auxílio de satélites a floresta”, diz.

Neves comenta ainda que “cada vez mais se faz necessário o uso de recursos que apoiem a exploração, como no caso dos vestígios da antiga civilização, mas também as atividades essenciais, como monitoramento e segurança, por exemplo.

“O Brasil possui forte demanda por ferramentas de última geração para fazer leitura e mapeamento de terrenos, por isso são feitos investimentos pesados para o aprimoramento dessas tecnologias. O que notamos ao longo do tempo é que esses recursos tornam o trabalho mais ágil, preciso e eficiente”, completa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile