Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Mão de obra é maior entrave para desenvolvimento tecnológico do país, diz...

Mão de obra é maior entrave para desenvolvimento tecnológico do país, diz deputado

0
Publicidade

Para o líder da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação da Câmara dos Deputados, o principal entrave para o desenvolvimento tecnológico do país é a falta de mão de obra qualificada. Na opinião de Izalci Lucas (PSDB-DF) é preciso renovar o quadro de pesquisadores das instituições estatais de estímulo à pesquisa e incentivar o setor privado a assumir essa missão. “As ações de fomento à ciência nas instituições privadas precisam ser ampliadas e amadurecidas para que o empresariado se convença a investir em pesquisa”, afirma. Ele falou com exclusividade com a reportagem de TI INSIDE Online sobre sobre os principais problemas envolvendo a capacitação e as proposta da Frente Parlamentar. Veja, a seguir, a entrevista com o deputado.

TI INSIDE Online: Na opinião do senhor, qual é o maior entrave para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil?
Izalci Lucas: Com certeza são os recursos humanos. Falta pessoal especializado em todas as áreas. Nossas carreiras nesta área não são atrativas, pois os estudantes não se sentem atraídos a seguir esse caminho. Temos que trabalhar e criar mecanismos tanto para aumentar nosso contingente de pesquisadores quanto para atrair de volta para o Brasil os brasileiros que atualmente atuam no exterior.

TI INSIDE Online: A inovação no Brasil é tradicionalmente ligada às universidades. Essa seria uma das razões da escassez?
Izalci Lucas: Certamente sim. Mais de 98% da inovação do país vem das universidade e dos centros de pesquisa públicos como o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Em todos os 19 institutos de pesquisa de alto nível do país há falta de pesquisadores, e o mesmo ocorre nas instituições de ensino superior. Os salários nesses lugares são baixos e não há estímulo a inovação. Além disso, na grande maioria dos casos, não são feitos concursos há muitos anos.

TI INSIDE Online: Por que a inovação no setor privado não decola?
Izalci Lucas: O Brasil tem uma cultura de que lugar de ciência é na academia. Os empresários não têm estímulos para investir em inovação tecnológica. As políticas nesse sentido ainda são muito recentes, então é muito cedo para que toda uma história de desenvolvimento tecnológico concentrado nas universidades seja superada. As ações de fomento à ciência nas instituições privadas precisam ser ampliadas e amadurecidas para que o empresariado se convença a investir em pesquisa.

TI INSIDE Online: Os investimentos em ciência e tecnologia no Brasil em geral foram focados em áreas como saúde e meio ambiente. Setores como informática e comunicações vêm ganhando mais espaço?
Izalci Lucas: Neste ano, pela primeira vez, o país recebeu mais alunos em cursos de Engenharia do que em Direito. Isso é um sinal de que as grandes deficiências de profissionais em áreas como matemática, física, computação estão caminhando para ser superadas. Isso é, contudo, um processo longo. É preciso garantir que isso perdure e que a área seja atraente para esses alunos quando eles se formarem.

TI INSIDE Online: Quais seriam as principais metas para a Frente Parlamentar neste ano?
Izalci Lucas: Neste ano, vamos trabalhar intensamente para a aprovação do Código Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação. Essa é uma das razões da criação da frente parlamentar. O novo código vai mudar a forma como se faz ciência no país. Vai desburocratizar a produção científica e estimular a pesquisa e a sua transferência para o mercado. Na nossa percepção, o país tem capacidade de inovar muito mais. Precisamos, contudo, de leis que estimulem esse processo, e não o freie, como acontece hoje.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile