Publicidade
Início Gestão Cloud Vivo aprimora experiência do cliente com plataforma Salesforce

Vivo aprimora experiência do cliente com plataforma Salesforce

0
(Crédito: Divulgação Vivo)
Publicidade

A Vivo selecionou as soluções da Salesforce para estreitar a conexão com seus mais de 99 milhões de acessos, ao mesmo tempo em que otimizava processos de venda e centralizava dados importantes em uma plataforma unificada de atendimento.

Para viabilizar estes objetivos, a Vivo conta com as soluções Salesforce Sales Cloud, implementada para otimizar processos de vendas e oferecer um modelo simplificado por meio de aplicativo móvel para a área comercial e todos os parceiros; Salesforce Service Cloud, para centralizar os principais dados de relacionamento com cliente no atendimento e aprimorar a experiência dos públicos por meio de fluxos de trabalho automatizados; Salesforce Marketing Cloud, para gerenciar e automatizar processos de marketing com a finalidade de realizar contatos personalizados para o momento em que cada cliente se encontra; e Salesforce Experience Cloud, para integrar os portais de autoatendimento e as equipes de vendas e atendimento.

O processo de adoção das soluções para as áreas B2B teve início em 2016, com apoio das empresas parceiras Salesforce, NTT DATA Brasil, IBM, Minsait e Accenture, e foi ao ar um ano depois, quando a Vivo procurava uma maneira de melhorar os processos das equipes comerciais de B2B. Com todos os benefícios e funcionalidades trazidos pelo Salesforce Sales Cloud, a empresa de telecomunicações decidiu estender o uso da ferramenta ao B2C e iniciar o uso do Salesforce Marketing Cloud e Salesforce Experience Cloud, com apoio da match.mt, que seguem em constante evolução.

Essa jornada tem sido repleta de aprendizados e desafios para a Vivo, como a integração com arquitetura de sistemas legados e formação de profissionais com conhecimento nas tecnologias Salesforce. Para auxiliar nos processos de treinamento da equipe de TI e no desenvolvimento de soluções técnicas, a Vivo teve ajuda de um Program Architect, especialista certificado pela Salesforce, por um período de três anos.

Com isso, a empresa conquistou uma experiência melhor e mais ágil para seus clientes, além de uma aproximação entre as áreas de vendas e atendimento, que utilizam a mesma visão unificada e em 360º dos consumidores para oferecer as melhores soluções, produtos e serviços. Além disso, a empresa de telecomunicações reduziu os gastos com licenciamentos e contratos ao unificar todos os processos nas ferramentas Salesforce. Para o futuro, a empresa vai continuar trabalhando com as soluções Salesforce para atingir mais rapidamente a digitalização de seus serviços e, desta forma, atender ainda melhor às necessidades de comunicação da sociedade.

Em busca de constante evolução, a Vivo migrou para a Salesforce Platform, que oferece às organizações os alicerces para criar experiências modernas e gerar resultados de negócios para os clientes, funcionários ou parceiros a partir de ferramentas de arrastar e soltar low-code, recursos pro-code e aplicativos pré-construídos do AppExchange, tudo com segurança em escala. O processo de implementação, em 2018, foi desafiador, mas trouxe muitas vantagens para a equipe de desenvolvimento da empresa, como alto grau de reaproveitamento de componentes e possibilidade de criar melhores experiências para seus clientes internos.

A empresa também é exemplo no uso da plataforma online e gratuita de ensino da Salesforce, o Trailhead, utilizando-a para maximizar o potencial das funcionalidades nativas das ferramentas Salesforce, em processos seletivos e trilhas de capacitação. A Vivo iniciou o uso da plataforma nas áreas de TI e, atualmente, tem vários profissionais em seu time de tecnologia que participam de sessões semanais para trocar conhecimento em Salesforce e resolver dúvidas.

Com o sucesso dessa experiência, a empresa viu oportunidade de utilizar o Trailhead para quebrar paradigmas sobre como treinamentos são estruturados, possibilitando que os profissionais exerçam a criatividade no ambiente de estudo. A plataforma também é usada para aprimorar o desempenho de colaboradores nas áreas de negócio e até mesmo de candidatos em processo de seleção.

De olho no futuro do ecossistema de tecnologia, a Vivo está desenvolvendo um plano agressivo de aceleração de conhecimento em Salesforce para o mercado como um todo, por meio de parcerias para acelerar a formação de profissionais e fomentar o cenário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile