Publicidade
Início Notícias Comunicações Vivo vai habilitar conexão 5G em laboratório de inovação do Einstein

Vivo vai habilitar conexão 5G em laboratório de inovação do Einstein

0
Publicidade

A Vivo Empresas foi escolhida pelo Einstein para viabilizar a conectividade 5G em um novo laboratório de soluções digitais dedicado à inovação localizado no Centro de Ensino e Pesquisa– Campus Cecília e Abram Szajman, no bairro do Morumbi, em São Paulo.

O laboratório – que será dedicado aos professores, alunos e parceiros e direcionado, exclusivamente, para testes, pesquisas e criação de soluções que tornem a medicina cada vez mais preditiva, eficiente e acessível à população – vai dispor de tecnologia 5G em ambiente indoor de altíssima performance e baixa latência fornecida pela Ericsson e habilitada pela Vivo, que emprega a combinação das frequências 3.5GHz e 26GHz (frequências empregadas no Brasil para o 5G, comumente usadas para serviços de banda larga móvel e fixa sem fio), com objetivo de entregar a melhor experiência 5G e habilitando todo o potencial da tecnologia.

O início das atividades do novo Lab 5G focará em estudos de casos de serviços já utilizados pelo Einstein e por outros players da área da saúde. As aplicações disponíveis ou em desenvolvimento serão beneficiadas pela alta capacidade de transmissão de dados, estabilidade e possibilidade de conexão de múltiplos dispositivos viabilizados pela nova tecnologia. Todos os casos de uso testados no ambiente do laboratório serão também avaliados via provas de conceitos (POCs) para consolidação dos entendimentos e resultados.

Além da rede 5G, cuja baixa latência será um importante diferencial na automação de segmentos de missão crítica, como o da saúde, a infraestrutura de conexão oferecida inclui também as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para suportar todas as aplicações em IoT, seja no campo ou indústria. O Einstein verificará a tecnologia mais adequada, garantindo aos dispositivos conectados maior autonomia de bateria, operações mais eficientes e sustentáveis, além da segurança de poder contar com uma rede dedicada.

A iniciativa apresenta um grande potencial na cocriação de novos produtos e serviços, modelo similar aos de outras parcerias já em andamento pela Vivo em diferentes ecossistemas de inovação, como por exemplo, o HUB de Inovação no aeroporto de BH Confins – junto à BH Airport –, e o Centro Universitário FEI, direcionados a verticais como Industria 4.0, logística e mobilidade.

Isso significa dizer que as atividades 5G poderão ser desempenhadas neste lab do Einstein com intervalos de tempo de transmissão bem mais curtos e menor latência de interface de rádio para facilitar a introdução e suporte para aplicativos sensíveis a essa condição, tais como streaming/transmissões de vídeo e uso de AR/VR/XR.

O ecossistema projetado pela Vivo e pela Ericsson para o Einstein introduz e estimula a exploração de serviços e soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), disponíveis no portfólio da empresa, viabilizando tomadas de decisões mais estratégicas, a partir do uso de ferramentas de big data e Inteligência artificial embarcadas em dispositivos conectados. Na operação, destaque para o Vivo Frota Inteligente, solução em telemetria de veículos que permite a visibilidade da frota em tempo real, podendo ser utilizada para gestão de ativos móveis hospitalares de alto valor, como equipamentos de hemodiálise, ecocardiograma.

No ambiente acadêmico, a parceria poderá promover o uso mais eficiente de aplicações que aumentem a interação com os alunos por meio da rede Wi-Fi com campanhas de comunicação, compartilhamento de promoções, redirecionamento de acesso por redes sociais, realização de pesquisas, além de personalização de portais cativos e segmentação de pesquisas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile