Publicidade
Início Notícias Gestão TI deve ter foco sempre no cliente, defendem CIOs de bancos

TI deve ter foco sempre no cliente, defendem CIOs de bancos

0
Publicidade

O momento de fusões e aquisições pelo qual passa o mercado financeiro brasileiro está trazendo um novo desafio para os bancos: como integrar as suas diferentes e complexas infraestruturas tecnológicas e transformá-las numa plataforma única, a etapa mais crítica de qualquer fusão bancária.
A opinião unânime de CIOs de bancos, que participaram de painel no 19º Ciab Febraban, que terminou nesta sexta-feira, 19, em São Paulo, é que muito mais do que integrar as plataformas, sistemas e tecnologias, o principal desafio nesse processo é manter, ao mesmo tempo, a qualidade dos serviços ao cliente.
Um exemplo disso é a recente fusão entre Itaú e Unibanco, um negócio de enorme complexidade que envolve 14,5 milhões de correntistas, mais de 100 mil funcionários e 3.718 agências espalhadas pelo Brasil.
De acordo com o CIO do Itaú, Alexandre de Barros, em todo o processo de integração de sistemas e equipes após uma fusão ou aquisição deve se ter sempre em mente a experiência do cliente. "E esta é a meta do Itaú após a fusão com o Unibanco", afirmou ele, ao ressaltar que a agenda de integração tem de começar pelo cliente, já que para este, segundo ele, é indiferente a integração dos sistemas e das arquiteturas.
Barros observa que o segredo para o sucesso de uma empreitada desse porte é acabar com os obstáculos. "A integração é uma fusão de diferentes valores e não devem ser colocadas barreiras culturais. Quando há uma fusão ou aquisição surge um novo banco, que tem de tomar decisões rápidas para possibilitar a normalização do trabalho para a nova equipe que é absorvida e a adaptação dos sistemas", completou.
Já o vice-presidente de tecnologia do Banco do Brasil, José Luis Salinas, observou que há ganhos de escala num processo de fusão ou aquisição, mas também ressaltou que o grande benefício da integração tecnológica é justamente os ganhos de conhecimento com a absorção de pessoal com expertise. "A inteligência dessas pessoas que auxiliarão na integração e no desenvolvimento de novos produtos e serviços é preponderante para manter a qualidade da experiência do cliente", concluiu.
Manter o padrão de qualidade da chamada experiência dos correntistas tem sido também uma preocupação comum a todas as instituições financeiras. No caso específico do Itaú e do Unibanco, no final de janeiro, três meses após o anúncio do negócio, o novo banco já tinha definido que a plataforma do Itaú rodaria os programas. Graças a isso, segundo Barros, hoje já estão unificados os sistemas de seguros de automóveis, de vida e outros, além das equipes já estarem totalmente integradas. Na mesma época, o grupo anunciou a integração das operações de saque e consulta de saldo e extrato dos caixas automáticos. Normalmente, esse processo leva cerca de cinco meses.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile