Publicidade
Início Notícias Prejuízo da Nokia triplica no segundo trimestre, alcançando 1,5 bilhão de euros

Prejuízo da Nokia triplica no segundo trimestre, alcançando 1,5 bilhão de euros

0
Publicidade

Como já era esperado, o resultado financeiro da Nokia no segundo trimestre foi desanimador. A empresa registrou prejuízo líquido de 1,53 bilhão de euros. Para efeito de comparação, o prejuízo triplicou em relação ao mesmo período de 2011, quando as perdas registradas haviam sido de 492 milhões de euros. Entre janeiro e junho deste ano, a Nokia acumula um prejuízo líquido de 3,1 bilhões de euros. Os dados se referem à soma das três áreas de atuação da empresa: fabricação de celulares e venda de conteúdo móvel; oferta de serviços de localização e comércio; e  a venda de infraestrutura de redes móveis (neste caso, por meio da Nokia Siemens Networks).

A receita líquida entre abril e junho foi de 7,54 bilhões de euros, o que representa uma queda de 18,7% em relação ao mesmo período do ano passado. As maiores reduções, em termos percentuais, foram verificadas na China (-33%), na Europa (-25%) e no Oriente Médio/África (-29%). Na América Latina, a diminuição foi de 12%. A única região na qual a Nokia obteve uma melhora na receita foi a América do Norte, com crescimento de 8%.

Separando-se as três áreas de atuação, o resultado foi pior na venda de celulares, justamente o carro-chefe da Nokia. A receita dessa área caiu 26% na comparação anual entre trimestres, baixando para 4 bilhões de euros. A receita da Nokia Siemens no período foi de 3,3 bilhões de euros, enquanto a área de localização e comércio registrou faturamento de 283 milhões de euros, ou 4% a mais que no segundo trimestre do ano passado.

Análise

O crescimento da Nokia nos EUA é reflexo do esforço da empresa em conquistar espaço no mercado mais influente do mundo. A companhia finlandesa nunca teve uma participação relevante naquele país, mas vem tentando mudar esse cenário desde a contratação de Stephen Elop, um executivo norte-americano que fez carreira na Microsoft. Para o lançamento do seu smartphone high end Lumia 900 em versão 4G (LTE) para a frequências dos EUA houve um grande investimento de marketing por parte da Nokia no começo deste ano.

Entretanto, enquanto direciona seu foco para os EUA, a Nokia vai perdendo espaço no resto do mundo. Sua aposta é que a conquista do consumidor norte-americano lhe ajude posteriormente a recuperar mercado em outras regiões.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile