Publicidade
Início Notícias Negócios Hospital das clínicas moderniza sistema de agendamento de consultas com solução

Hospital das clínicas moderniza sistema de agendamento de consultas com solução

0
Publicidade

Buscando facilitar a vida dos pacientes e melhorar a experiência das milhares de pessoas que utilizam seus serviços, um dos maiores complexos hospitalares brasileiros, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), buscou na modernidade das startups uma maneira de melhorar o dia a dia de seus usuários: implantou o sistema de agendamento online de exames e consultas da CM Tecnologia, health tech mineira especializada na jornada do paciente.

Desde sua inauguração, em 1944, o Complexo Hospital das Clínicas da FMUSP é considerado um dos mais importantes polos brasileiros de disseminação de informações técnico-científicas, sendo um centro de excelência e referência no campo de ensino, pesquisa e assistência. Por meio da pasta do Sistema Único de Saúde — Saúde Suplementar (SS) —, atende pacientes de convênios e particulares e, para eles, o sistema modernizado foi implantado em 2017, já com ótima adesão dos usuários.

“Dentro da SS, tínhamos vários parceiros, cada um com seu atendimento e ramal para agendamentos. Em 2015, implementamos o call center com uma única central e instalação do chat online, a fim de facilitar a vida dos pacientes e integração das marcações. Mas, já à época, sentimos falta do atendimento sem contato humano, que oferecesse uma maior independência ao usuário, como é oferecido nos sites de convênios e alguns hospitais”, lembra a Analista de Negócios do Núcleo de Assistência à Saúde Suplementar do Hospital das Clínicas, Ana Julia Marciano.

A solução da CM Tecnologia foi escolhida e implantada pelo HC em 2017, após pesquisa e visita de conhecimento em outros complexos hospitalares que já utilizavam a solução, com sucesso. Basicamente, em um portal intuitivo, o usuário consegue escolher seu médico, procedimento e horário de preferência, agendando tudo em questão de segundos.

A comodidade, dessa forma, vem do fato de que o sistema pode ser acessado a qualquer dia e horário. “Em um contexto no qual ninguém quer ter que ligar ou sair de casa para agendar algo, dar novas opções para o paciente é fundamental. Para quem será atendido, a marcação online significa não ter que depender de telefonemas. Já para a instituição, ela traz consigo o benefício da redução de custos e eficiência operacional”, pontua o CEO da CM Tecnologia, Fernando Soares.

Sobre as mudanças após a implementação do software, Ana Julia percebe que a relação com o paciente adquiriu mais autonomia, principalmente pensando no empoderamento do público hospitalar. “Com a marcação pela internet, é possível ao usuário fazer tudo sozinho, de forma rápida, sem ficar pendurado no telefone ou em filas. Para a maioria dos clientes, isso faz muita diferença”, ressalta.


Em resposta, desde que foi implantado, o agendamento online vem em constante crescente, representando, atualmente, 8% de todos os agendamentos da Saúde Suplementar da rede do Hospital de Clínicas (ou cerca de 1000 marcações mensalmente).

No site HC Saúde Suplementar, dos usuários que utilizam o agendamento de consulta online, 70% são mulheres, usuários de 51 operadoras, sendo a maioria (67,9%) com idade entre 0 e 19 anos, seguido por pessoas de 50 anos ou mais (25,9%), com usuários de menos de 18 anos concentrando 6,2% dos agendamentos via site.

“É um grande número — em crescimento — e uma porcentagem substancial, em vista que o paciente do HC tem o hábito forte de ir à unidade pessoalmente para esse processo por senha e espera in loco”, pontua a representante do complexo hospitalar. Ainda segundo ela, 64% são de consultas de retorno, ou seja, é o paciente que já possui um vínculo com a saúde suplementar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile