Publicidade
Início Notícias Inovação Prefeitura de SP lança programa de transformação digital e Centro de Tecnologia...

Prefeitura de SP lança programa de transformação digital e Centro de Tecnologia e Inovação

0
Publicidade

A Prefeitura de São Paulo acaba de publicar o decreto que cria o Programa Municipal de Transformação Digital da cidade de São Paulo, que visa facilitar a vida na cidade por meio da aproximação entre a gestão municipal e o cidadão paulistano, bem como diminuir as desigualdades por meio do uso da tecnologia e da inovação como habilitadoras da inclusão, principalmente das pessoas e regiões das cidades que mais precisam.

Segundo o coordenador de Gestão de TIC da Prefeitura de São Paulo, André Tomiatto, a prefeitura precisa atender às necessidades da população com qualidade. “As novas tecnologias e o crescente volume de dados produzidos pela massificação do uso da internet geraram a necessidade do governo trabalhar mais conectado às demandas da sociedade.

Para tanto, a SMIT já foi responsável pela publicação da Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, em 2017, e da Política de Atendimento ao Cidadão, em 2018. Ambas são importantes passos para a modernização da Administração Municipal, fomentando os processos de inovação, melhoria, ampliação e democratização do acesso da população aos serviços públicos municipais”. Ele complementa: “Porém agora é necessário um olhar para o contexto da Transformação Digital do governo, focando nos pontos que as Políticas se integram e interagem”. O coordenador então conclui: “Nesse sentido que surge o Programa de Transformação Digital da cidade de São Paulo, que versa sobre o processo de aprimoramento das capacidades internas, aliadas ao provimento de ferramentas e diretrizes que facilitam e atualizam a relação entre o governo municipal e o cidadão, fortalecendo a relação de confiança entre as partes a partir do uso de tecnologia e inovação”.

O Programa de Transformação Digital da Prefeitura de São Paulo é baseado em um conjunto de diretrizes relacionadas à prestação de serviços digitais, à interoperabilidade, e às plataformas de governo digital. O programa tem como principais diretrizes:

• Aproximação entre a gestão municipal e o cidadão, facilitando a vida na cidade;

• Uso da tecnologia e da inovação como habilitadoras da inclusão, principalmente das pessoas mais necessitadas, diminuindo as desigualdades;

• Busca da permanente melhoria dos processos e ferramentas de atendimento ao Cidadão;

• Aprimoramento das capacidades internas.

Após a assinatura do Decreto de hoje, a Secretaria de Inovação e Tecnologia concentrará seus esforços na construção da estratégia de Transformação Digital, que deverá ser publicada em até 180 dias, de modo a garantir a implementação do programa na Administração Pública Municipal Direta e Indireta, envolvendo todo o governo.

InspiraSAMPA

O InspiraSAMPA é uma parceria da Prodam com a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) e o Conecta. HUB. SP. Trata-se de um centro de excelência em tecnologia e inovação com base nos pilares ESG (environmental, social, and corporate governance). Estará localizado na Rua Líbero Badaró, 425, 6°andar — Centro Histórico.

O objetivo é criar um ecossistema harmonioso, que promova a inovação em tecnologia da informação para a cidade de São Paulo, integrando iniciativas e soluções com a participação do poder público, grandes empresas de tecnologia, universidades e demais entidades interessadas.

A iniciativa, também, visa gerar novas tecnologias, monitorando tendências e oportunidades de mercado e criar soluções que envolvam projetos de ESG, como ações contra desigualdade social, preservação do meio ambiente, segurança da informação e transparência.

O InspiraSAMPA vai criar grupos de trabalho com residentes, serão seis startups. Serão também seis etapas de trabalho: submeter solicitação de residência, avaliação da proposta, alinhamento do modelo de negócio, desenvolvimento do produto, testes e avaliação do produto na Prefeitura Municipal de São Paulo e ao final o grupo estará preparado para atuar.

A atuação do InspiraSAMPA para as Secretarias está focada em analisar problemas e avaliar os produtos em desenvolvimento ou desenvolvidos, além de integrar startups, faculdades e parceiros, no apoio para validação do modelo de negócio e, com isso, o produto estará apto para ser lançado na Secretaria.

A criação de cultura de inovação no InspiraSAMPA também seguirá o roteiro de monitoria de temas de interesse, compreensão e verificação das referências, identificação de benefícios, produção de material (próprio ou parcerias), promover Webinars e MeetUps.
“O InspiraSampa será um centro de excelência em inovação e soluções tecnológicas. Em parceria com as big techs, as maiores empresas de tecnologia do mundo, iremos experimentar, testar e incorporar tecnologias de ponta, como o 5G, o IoT, inteligência artificial, análise de dados no desenvolvimento de soluções para São Paulo”, explicou o CEO da Prodam, Johann Dantas.

Para finalizar o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós destacou a importância do Programa de Transformação Digital e do Inspira Sampa para a Gestão Pública e também para a comunidade: “ Esse é um programa que irá facilitar adoção e implantação de ferramentais digitais, novas legislações que irão dar celeridade aos avanços de tecnologia e inovação tão necessários nos dias de hoje. A edição de leis que facilitam a aplicação de medidas tem sido uma ação constante desse gestão. Respaldado por lei podemos avançar de fato em políticas públicas para a inclusão social por meio da tecnologia.

No tocante ao Hub vai ser importante para estreitar as relações com a iniciativa privada, os especialistas e o governo. Todos trabalhando juntos para fazer de São Paulo e para a população uma cidade cada vez mais moderna e com melhor qualidade de vida. A tecnologia tem essa função”, finalizou Quirós.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile