Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Nova modalidade do Pronatec deve abrir mais de 13 mil vagas em...

Nova modalidade do Pronatec deve abrir mais de 13 mil vagas em TIC até 2014

0
Publicidade

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, lançaram nesta quinta-feira, 19, em Brasília, o Pronatec Brasil Maior, nova modalidade do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com o programa, serão ofertados cursos técnicos gratuitos direcionados especificamente às áreas definidas pelos setores industriais como mais carentes de trabalhadores qualificados. 

Segundo o ministro Pimentel, o Pronatec Brasil Maior teve as vagas mapeadas pela Secretaria de Inovação do MDIC junto a empresas e associações representativas do setor produtivo. Mais de 8 mil vagas já foram ofertadas, atendendo a 7% da demanda total dos setores pesquisados, tais como tecnologia da informação e comunicações (TIC), agroindústria, construção civil, entre outros. Até 2014, serão ofertadas 118 mil vagas, sendo 13.273 nas áreas de TIC e complexo eletroeletrônico.

Também presente na solenidade, o secretário de Inovação do MDIC, Nelson Fujimoto, destacou que o diferencial do Pronatec Brasil Maior é o fato de os cursos oferecidos e o número de vagas serem pautados pela real necessidade da indústria. “A demanda por essas vagas está sendo levantada diretamente e em conjunto com associações empresariais e as próprias empresas. Estamos estabelecendo com o setor produtivo não só o número de vagas, mas também o tipo de formação que o trabalhador necessitaria para suprir a demanda local de determinada indústria. Vamos casar o número necessário de vagas com o tipo de formação exigido pelo setor industrial”, completou.

Os cursos mapeados pelo programa são aqueles de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga-horária mínima de 160 horas, englobando todos os setores produtivos em todas as regiões do país. Lançado pela presidente Dilma Rousseff em 2011, o Pronatec já beneficiou 4,3 milhões de jovens e adultos até o momento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile