Fundada em 2005, a Rimini Street decidiu investir no mercado Latino Americano com a abertura de um escritório em São Paulo, com a promessa de conseguir redução de até 90% nos custos de manutenção de softwares da SAP e Oracle. A empresa, com sede na Califórnia, EUA, registrou receitas de US$ 30,8 milhões no trimestre fiscal encerrado em 30 de setembro passado, crescimento de 38% em relação ao ano anterior, contabilizando 1.164 clientes em 33 países e cerca de 600 funcionários.
Segundo Sebastian Grady, presidente da empresa, nesse período de tempo ela apresentou 39 trimestres de crescimento contínuo, e têm planos de se tornar uma empresa global e realizar IPO na bolsa de valores norte-americana em meados no ano que vêm.
A Rimini Street se propõe ao fornecimento de serviços de assistência a software aos clientes Oracle e SAP, que podem manter suas versões atuais de software, sem necessidade de atualização ou migração durante pelo menos 15 anos. ‘’Normalmente um contrato de manutenção de software representa 22% do valor do licenciamento anual, valor que pode ser economizado pela empresa para investir em inovação e desenvolvimento de novas soluções para ser mais competitiva’’, diz o executivo.
A empresa contratou a executiva Edenize Maron como gerente geral para América Latina, que já teve passagens pela SAP, como country manager em Portugal, e Progress Brasil e América do Sul, que está à frente do cargo há 4 meses.
No entanto, a história da Rimini no Brasil começou bem antes, em 2011, quando a Embraer em busca de redução de custos operacionais de TI e de manutenção de sistemas, resolveu contratar a empresa, conseguindo de imediato 50% de redução de custos, segundo depoimento do CIO da Embraer, Alexandre Baulé. Nestes 4 meses, já foram fechados contratos com a Positivo Informática, Gol Linhas Aéreas, Rodobens e Atento.
Os serviços de assistência da Rimini abrange os softwares Business Suite e BusinessObjects da SAP SE, Siebel, PeopleSoft, JD Edwards, E-Business Suite, Oracle Database, Oracle Middleware, Hyperion e Oracle Retail e Oracle Agile Product Lifecycle Management (PLM), este lançado recentemente.