Publicidade
Início Notícias Profissional Academic Working Capital apresenta selecionados para feira de investimentos

Academic Working Capital apresenta selecionados para feira de investimentos

0
Publicidade

O Instituto TIM realizou, na última sexta-feira,14, a 4ª edição da tradicional feira de investimentos do programa Academic Working Capital (AWC), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e contou com apresentações de protótipos e projetos desenvolvidos por estudantes, que buscam recursos de investidores. O programa de educação empreendedora da operadora é destinado a universitários no fim da graduação e já apoiou aproximadamente 400 estudantes, além de viabilizar a entrada de 14 negócios no mercado de startups brasileiro.

O AWC apoia o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica criados por estudantes de graduação. Ao longo do ano, eles recebem acompanhamento, orientação de negócios e recursos financeiros do Instituto TIM. Agora, buscam suporte de investidores e empresários ligados ao mercado de startups. Com a coordenação acadêmica do professor Marcos Barretto, membro do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e coordenação de conteúdo de Diogo Dutra, sócio e diretor-executivo da consultoria em inovação e design CAOS Focado, o AWC apoia estudantes que querem transformar seus Trabalhos de Conclusão de Curso em uma empresa.

Dutra explica que durante os 4 últimos anos o programa tem ampliada sua área de geográfica de atuação, que deverá abranger mais estados do norte e nordeste, uma vez que parte da orientação é feita via videoconferência.

Os produtos de todas as equipes foram expostos em estandes e os cinco grupos mais bem avaliados (Helidrop, HomeShelf, NextCam, Centrics e Aqualuz), apresentaram seus negócios em formato Pitch, recebendo feedbacks de uma banca composta por potenciais investidores, como Caio Bolognesi (Monasshes) e Ricardo Kahn (ISA CTEEP). Além disso, houve um painel com empreendedores convidados, com a presença de Renato Freitas, da 99 e Yellow, e João Fornari, do Road Labs, startup criada em 2017 com o apoio do AWC, que opinaram sobre os modelos de negócios apresentados do ponto de vista de investidores.

Os 33 projetos participantes da edição de 2018 pertencem a diferentes nichos de mercado, como Saúde, Agropecuária, Segurança, Esporte, Design, Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Os selecionados na 4ª Edição do AWC foram:

  • Helidrop – Equipamento para aplicação de defensivos agrícolas.
  • HomeShelf – Plataforma para busca e especificação de móveis e produtos de decoração, otimizando a comparação de preços e representação gráfica para arquitetos.
  • NextCam – Câmera inteligente de processamento local para detecção de padrões humanos.
  • Centrics – Sistema de análise de satisfação e aprimoramento de atendimento de carteira de clientes.
  • Aqualuz – Dispositivo de potabilização de água de poços ou cisternas utilizando a radiação solar.

Instituto TIM

O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).

Em parceria com diversas instituições federais e mais de 60 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o país, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 400 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile