Publicidade
Início Blogueria Sonhe com a vitória, mas aproveite o caminho

Sonhe com a vitória, mas aproveite o caminho

0
Publicidade

A massificação pelo sucesso começa cedo. Para os pais, apresentar o recém-nascido em um enxoval comprado no exterior é tão importante quanto para um garoto mostrar o brinquedo que ninguém tem ou para o executivo acumular dinheiro e poder.

A ditadura do sucesso é implacável. Não importa saber o que se passa na cabeça das crianças, muito menos suas vontades. O objetivo é colocá-las no caminho do sucesso. E, quanto antes, melhor!

O adolescente que apresenta sinais de querer sair dos trilhos é encaminhado ao psicólogo com diagnóstico de rebeldia ou de possuir algum transtorno comportamental. Não é possível aceitar que um jovem prefira curtir sua juventude ao invés de pensar no seu futuro, afinal é necessário muita velocidade e foco total no sucesso. Nada pode atrapalhar a conquista do salário anual de sete dígitos, mordomias, viagens, uma linda mulher e uma bonita família típica de comercial de margarina.

Aprende-se que sucesso é sinônimo de felicidade. Com tantas conquistas, todos serão unanimes em dizer que são felizes e absolutamente realizados.

Contudo, diferente do que muitos acreditam, chegar no alto do pódio é apenas comemorar a vitória de uma corrida. O sucesso consiste em manter o mesmo desempenho nos vários desafios que a vida ainda irá proporcionar. Em muitos casos, conquistar o sucesso é saber ser feliz sem estar no topo.
Os efeitos da velocidade que se empregou para chegar ao pódio rapidamente começam a aparecer no dia seguinte da premiação. A rapidez com que se passou pelas posições inferiores traz como consequências imaturidade, insegurança e falta de assertividade nas decisões.

Em momentos de incerteza, quem curtiu a caminhada e viveu intensamente cada momento da vida terá amigos de verdade para recorrer, se aconselhar e aprender. Porém, quem trocou as baladas, cervejas e jogos de truco na faculdade por relações ligadas apenas a interesses e vantagens, encontrará dificuldades para permanecer em alta.

Caminho para conquistas

A vida é implacável e cobra seu preço. O egoísmo de focar apenas no sucesso, esquecendo-se de tudo e todos durante o caminho das conquistas, destruirá até a família modelo. Na verdade, ela não passou de uma foto bonita no porta-retrato sobre a mesa, uma vez que nunca existiu, de fato, dedicação aos filhos ou aos desejos da companheira.

Para quem já fez tudo isso e se arrependeu, calma. Não é o fim do mundo. Para quem não fez, ainda dá tempo de corrigir a rota.

Caminhar na velocidade correta aproveitando os melhores momentos da vida não é perder tempo. É construir história! Corrigir rotas é, muitas vezes, descobrir que o lugar que um dia se sonhou chegar está, muitas vezes, longe de algo que trará felicidade para você.

Poder curtir o caminho olhando o que é bom e aprendendo com o que não é, diminui a frustração de chegar em um lugar que todos falavam que era maravilhoso e você não gostou.

Quem errou e se deu ao direito de recomeçar, escolha um novo caminho, novos objetivos e companhias e tente novamente. Mas desta vez, aproveite a caminhada. Olhe para os lados.
Para quem não começou, acredite: viva intensamente cada minuto da sua vida, afinal ela é única e absolutamente inesperada. O que hoje pode parecer certeza amanhã será uma enorme dúvida.
Prepare-se. A sorte, na verdade, é a soma da competência com oportunidade. Busque a competência nos bancos das escolas e deixe que as oportunidades e os caminhos a vida os trará.

Felizmente não estamos neste mundo apenas para comemorar as vitórias, mas, mais que isso, para aprender diariamente. Existem dias melhores outros piores. E são nesses que construímos nossa história e tiramos ensinamentos com nossas derrotas, criamos relações sinceras que nos suportarão em todos os momentos da nossa existência e nos proporcionarão muitos momentos de felicidade.

*Alberto Marcelo Parada é formado em administração de empresas e análise de sistemas, com especializações em gestão de projetos pela FIAP. Já atuou em empresas como IBM, CPM-Braxis, Fidelity, Banespa, entre outras. Atualmente integra o quadro docente nos cursos de MBA da FIAP, além de ser diretor de projetos sustentáveis da Sucesu-SP.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile