Publicidade
Início Notícias Inovação Airbus realiza primeira decolagem baseada em reconhecimento de imagem

Airbus realiza primeira decolagem baseada em reconhecimento de imagem

0
Publicidade

A Airbus realizou a primeira decolagem totalmente automática baseada em visão utilizando uma aeronave de testes da família Airbus. Realizado no aeroporto francês de Toulouse-Blagnac, na França, a equipe de testes, composta por dois pilotos e três engenheiros de testes de voo, precisou apenas alinhar o avião à pista e esperar a liberação do controle de tráfego aéreo para acionar o piloto automático. A partir daí, o processo ocorreu de forma automática.

De acordo com o piloto de testes da Airbus, capitão Yann Beaufils, após mover as alavancas do manete para a posição de decolagem (como na foto acima), foi preciso apenas monitorar a aeronave. “Ela começou a se mover e acelerar, mantendo automaticamente a linha central da pista, na velocidade exata de rotação inserida no sistema. O nariz da aeronave começou a elevar-se automaticamente para atingir o valor esperado da inclinação da aeronave para a decolagem e, alguns segundos depois, estávamos no ar”, completa.

O avião decolou por volta das 10h15 de 18 de dezembro e realizou um total de 8 decolagens em um período de quatro horas e meia. Em vez de depender de um sistema de aterrissagem por instrumentos (ILS) – tecnologia atualmente usada por aeronaves de passageiros – essa decolagem automática foi permitida pela tecnologia de reconhecimento de imagem instalada diretamente na aeronave.

A decolagem automática é um marco importante no projeto de taxiamento, decolagem e aterrissagem autônoma da Airbus (ATTOL). Lançado em junho de 2018, o ATTOL é um dos demonstradores tecnológicos de voo que estão sendo testados pela Airbus para entender o impacto da autonomia nas aeronaves. Os próximos passos do projeto contemplarão sequências automáticas de taxiamento e aterrissagem baseadas em visão, que acontecerão em meados de 2020.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile