Publicidade
Início Blogueria Desbravando o futuro: reflexões do SXSW

Desbravando o futuro: reflexões do SXSW

0
Publicidade

Considerado um dos principais festivais de tecnologia e inovação do mundo, o South by Southwest (SXSW) terminou no último sábado (16) deixando lições valiosas para o futuro da sociedade. O evento é um prisma pelo qual a luz da inovação é refratada em múltiplas cores de possibilidades, e antecipa temas que serão tendências globais em inovação, tecnologia e comportamento pelos próximos anos.

Durante os oito dias do festival, embarquei em uma expedição através de territórios desconhecidos de conhecimento, navegando por cerca de 35 palestras que me desafiaram e inspiraram. As evoluções do uso da inteligência artificial e o spatial computing (computação especial) estão entre os principais temas que reverberaram nessa aventura inesquecível pelo mundo da tecnologia e inovação, que guiarão os próximos passos.

Aqui estão os insights mais valiosos do South by Southwest:

AI: Desvendando as capacidades de amanhã

Palestras iluminadoras com executivos da AMD e da Intel — Lisa Su e Wei Li — abriram caminho para discussões sobre como as inovações em hardware estão reformulando a capacidade de processamento. A noção de que os modelos de AI atuais estão ávidos por dados, consumindo quase tudo o que temos online, se destacou como um tema central, prenunciando o advento de novas tecnologias em AI, como os Large Array Models (LAMs), que prometem impulsionar nossa capacidade de inovação rapidamente.

A inteligência artificial evolui a passos largos. Diante disso, é preciso estar atentos às nossas aplicabilidades e avanços da ferramenta. E, mais do que isso, observar as outras novidades que estão sendo adicionadas. Segundo Lisa Su, “A inteligência artificial é a melhor tecnologia que veio nos últimos cinco anos. Ela nos dá a possibilidade de tornar tudo mais simples, mas isso só é possível com computação”.

Pessoas: O pulsar das equipes

No domínio do treinamento e desenvolvimento de equipes, o chefe de design de aprendizagem na MasterClass, John Scott, entregou uma verdadeira aula sobre como a educação moderna deve evoluir. Com o tema Learning in Unexpected Ways: Power of Personal Narratives (“Aprendendo de maneiras inesperadas: o poder das narrativas pessoais”), ele destacou a importância de fomentar conversas difíceis e de abraçar um mindset explorador e adaptável.

Este enfoque abordado por Scott, no qual o mindset é mais importante que a técnica, ressoa como uma orientação crucial para os líderes e educadores prepararem suas equipes para o desconhecido.

Spatial Computing: entre a realidade e o virtual

A experiência com o Apple Vision Pro foi um destaque inesquecível no SXSW, simbolizando o salto iminente rumo ao Spatial Computing (computação espacial). A tecnologia combina realidade virtual e realidade aumentada para integrar os mundos virtual e físico, proporcionando experiências incríveis e com alto nível de imersão. Para usar os óculos não é preciso controles físicos. A presença de microfones, câmeras e sensores permite ativação de comandos de voz, gestos e até olhares.

Além do Apple Vision Pro, a computação especial estará cada vez mais presente em nosso cotidiano muito em breve. Dispositivos como o Samsung Ring e o Ray-Ban Meta sinalizaram um futuro próximo, no qual a integração entre nossos aparelhos e o ambiente será a chave para uma tecnologia com eficiência sem precedentes.

Fechamento: O legado do SXSW

O SXSW transcende a definição de um festival: é um epicentro de pensamento avant-garde e de criatividade ilimitada. Das discussões sobre AI até as estratégias de desenvolvimento de equipe e demonstrações de tecnologia emergente, a imersão em Austin, no Texas é uma odisseia de inovação que abre caminho para novas visões e aprendizados.

Não há dúvidas de que as ideias semeadas aqui prometem florescer em transformações futuras. Por isso já estou ansioso pela próxima edição do festival e pronto para mergulhar em novas e incríveis descobertas, a fim de dar continuidade a esta jornada extraordinária de conhecimento com as mentes mais brilhantes do mundo.

Ricardo Martins, diretor de Operações e Tecnologia do Grupo Zanon.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile