Publicidade
Início Blogueria Chatbot: uma solução e não uma despesa a mais para as empresas

Chatbot: uma solução e não uma despesa a mais para as empresas

0
Publicidade

Vejo muitos líderes de contact center adiando a adesão ao chatbot por imaginar que essa inovação na área demandará alto investimento em tecnologia. Mas essa aquisição pode ser mais possível do que se imagina, se a opção for uma solução com capacidade de funcionar via qualquer plataforma de chat existente no mercado. Assim, preserva-se tanto os investimentos prévios na estrutura de TI quanto os relacionados à capacitação do time que utiliza as ferramentas.

Acredito ser importante fazer essa consideração porque, em geral, as organizações fazem muitos investimentos em plataformas de hardware. Algo que é ótimo do ponto de vista da transformação digital e que não pode ser motivo de dúvida diante do desejo ou da necessidade de modernizar a operação. Isso, principalmente, quando falamos de uma área de atendimento ao cliente, um dos ativos mais importantes da organização.

Não há dúvidas de que o chatbot agrega valor ao negócio. Classifico-o, inclusive, como uma valorização do trabalho eficiente e da experiência personalizada. Essa ferramenta, quando dotada de inteligência artificial, tem a real capacidade de complementar a ação dos agentes, dando origem a uma geração de contact centers mais alinhados à expectativa dos consumidores mais exigentes, que desejam ter suas questões solucionadas com rapidez e eficiência.

Por meio do chatbot é possível criar conversas entre clientes e agentes do contact center, de forma simples, rápida e inteligente, com foco na automação de tarefas. A ideia é que, dessa forma, a força de trabalho humana possa ser direcionada para ações mais estratégicas, sendo solicitada para interação apenas em momentos-chave da jornada de relacionamento. A automatização desse atendimento tem ainda mais valor se a ferramenta for capaz de determinar os agentes que ficarão responsáveis pelo chat e munir o gestor de informações a respeito das interações realizadas.

As organizações que escolhem promover a união entre a automatização e o atendimento humano no contact center tendem a se beneficiar com aumento da eficiência da operação, mais produtividade dos agentes, mais resoluções na primeira chamada, redução de filas de espera, elevação da satisfação do cliente e redução de custos de todo o processo. Isso é muito do que o gestor da área precisa para se destacar em um setor que há anos sofre com o estigma de oferecer um atendimento demorado, ineficiente e cansativo.

Não é estratégico desperdiçar o tempo dos agentes com emissão de segunda via de boletos, recuperação de senhas ou dúvidas frequentes, entre outras ações comuns e repetitivas. Também deixou de ser opção não oferecer um atendimento digital ao cliente, principalmente após a pandemia ter impulsionado a migração em massa das pessoas para o ambiente on-line.

Sua empresa precisa ingressar nessa nova era o quanto antes, por uma exigência do novo perfil dos clientes e pelo bem do seu próprio negócio.

Maria Isabel Leitão, head of Business Consulting na Telesul.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile