Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Caramuru investe na renovação do ambiente de TI para suportar logística

Caramuru investe na renovação do ambiente de TI para suportar logística

0
Publicidade

A Caramuru Alimentos concluiu em outubro do ano passado projeto de renovação de seu ambiente de tecnologia da informação (TI) para dar suporte à sua complexa operação de logística no ramo de negócio em que atua.

O projeto contou com a participação da mineira IT-One, parceira de integração da EMC, que forneceu as novas soluções de armazenamento de dados (storage), que substituiu os sistemas antigos, da mesma fornecedora.

Ativa há 49 anos, a Caramuru se destaca no processamento de soja, milho, girassol e canola. A sua operação inclui a industrialização de grãos, extração e refino de óleos, exportação de soja em grãos, farelo, óleo e licitina, além da produção de proteína concentrada de soja e biodiesel.

A operação logística para movimentação de produtos do complexo soja se concentra no Porto de Santos, mas utiliza ferrovias e a Hidrovia Tietê-Paraná.

A Caramuru possui cinco unidades industriais localizadas em Goiás, Paraná e Mato Grosso e opera também 84 unidades armazenadoras com capacidade de 2,5 mil toneladas de grãos.

O projeto de renovação do ambiente de TI foi colocado em prática para suportar o grande volume de dados gerados a partir dos processos operacionais da companhia.

Para que a melhor solução fosse desenhada, a IT-One realizou um trabalho de consultoria para mapeamento e identificação do estágio em que o ambiente da Caramuru se encontrava

Além disso, fez uma projeção de crescimento para os próximos anos e uma avaliação da necessidade de reestruturação do ambiente de backup.

O primeiro passo foi a substituição dos equipamentos de storage Clariion CX 500 e CX700 e Celerra NX4 pela linha VNX 5500 Unified, consolidando em uma única plataforma todas as operações, que serão realizadas nos sistemas operacionais Windows e Linux.

Dois novos switches, o DS24 e DS300-B, substituíram os dispositivos DS16-B e DS24-B. A companhia também dispunha no site principal de outro equipamento da EMC, o Clariion CX4-120c, que foi removido para o site backup e passou a ser utilizado como desenvolvimento e homologação.

Outra mudança foi a introdução de dois appliances de backup em disco, o EMC DataDomain modelos DD630 e DD640, que utilizam a tecnologia de virtualização de armazenamento de dados, tape library virtual e DDBoost.

A Caramuru também implantou a primeira geração de NAS (Network Attached Storage) com série NS e AX da EMC.

Com a reestruturação, a área de TI agregou valor ao negócio da Caramuru, proporcionando novos recursos para integração com outras tecnologias, diz Renato Pereira de Souza, diretor de TI e suprimentos da companhia.

Outros aspectos positivos, segundo ele, foram otimização, a alta performance e alta disponibilidade para as aplicações críticas que suportam os processos de negócio da empresa.

“Como passamos a reunir todas as operações do site principal no VNX, que antes eram realizadas em três máquinas, a administração também se tornou simplificada e unificada”, complementa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile