Publicidade
Início Serviços Mercado (Services) Positivo Tecnologia cria fundo de investimentos e faz primeiros aportes em startups...

Positivo Tecnologia cria fundo de investimentos e faz primeiros aportes em startups do agronegócio

0
Soybean Field Rows in summer
Publicidade

A Positivo Tecnologia criou um fundo de investimento de participações (FIP) para acelerar empresas de base tecnológica. Os primeiros aportes ocorreram no primeiro trimestre de 2019 e foram direcionados à duas startups do mercado de agronegócios: a AgroSmart e a @Tech. Fundada em 2014, a Agrosmart oferece uma plataforma integrada que monitora dados na lavoura e gera modelos agronômicos inteligentes que auxiliam na tomada de decisões de produtores rurais e empresas dos segmentos da agroindústria, alimentos e bebidas. Já a @Tech, criada em 2015 na incubadora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), oferece uma plataforma de inteligência de mercado e inteligência artificial para identificar o momento adequado para negociar bovinos entre pecuaristas e frigoríficos.

A escolha das startups para aportes iniciais do FIP da Positivo Tecnologia está alinhada à estratégia da empresa de expandir a participação em novas áreas de negócios. Outros investimentos serão feitos ao longo dos próximos anos, pois a intenção é utilizar o fundo para ampliar a atuação da companhia em áreas como Internet das Coisas, Big Data, Blockchain e inteligência artificial. “Fizemos estudos para acompanhar tendências e identificar as áreas que deveríamos investir. Além disso, analisamos segmentos econômicos em que o Brasil pode se diferenciar tecnologicamente. Compreendemos que o agronegócio é um dos mais proeminentes”, diz Graciete Lima, consultora de Novos Negócios da Positivo Tecnologia.

A estratégia de investimento em novos negócios da Positivo Tecnologia foi reforçada com a alteração da Lei da Informática em 2018, que permitiu investimentos em outras empresas. A atualização da lei permitiu que parte da obrigação de investimentos em P&D fosse alocada em empresas de base tecnológica.

Além dos aportes realizados, a Positivo Tecnologia oferece apoio estratégico, suporte operacional e acesso facilitado a rede de parceiros para gerar maior tração e desenvolvimento dos negócios das empresas investidas. “A expectativa é fazer com que a AgroSmart e @Tech se tornem líderes nos mercados de atuação e que a evolução seja refletida em nossos resultados”, diz a consultora.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile