Publicidade
Início Blogueria O papel da cloud computing na transformação digital dos negócios

O papel da cloud computing na transformação digital dos negócios

0
Publicidade

Nos mais diversos setores, a Cloud Computing tem transformado a maneira de armazenar e gerenciar dados, indo muito além de apenas uma questão de conveniência e agilidade para as empresas. Isso porque ela representa um universo de possibilidades, fundamental não só para o crescimento sustentável dos negócios, mas também para gerar impactos significativos na sociedade de maneira geral.

Quando pensamos nos segmentos mais afetados pela pandemia nos últimos dois anos, a Cloud Computing está entre as tecnologias que permitiram rápidos avanços e adaptações. Na área da Saúde, por exemplo, trouxe agilidade no atendimento dos pacientes, ao melhorar o gerenciamento e a integração dos registros médicos entre os diferentes órgãos e empresas do setor. Já na Educação, possibilitou aos alunos participar de aulas online em qualquer lugar e horário, sem que as instituições de ensino tivessem que lidar com uma infraestrutura complexa e cara.

A partir desse cenário, espera-se que nos próximos anos essa transformação digital baseada em nuvem ganhe ainda mais força. A consultoria Gartner aponta que, em 2022, a receita global da nuvem é estimada em US$ 474 bilhões, superando os US$ 408 bilhões em 2021. Mais de 85% das organizações adotarão o princípio ‘cloud first’ até 2025 e não serão capazes de executar totalmente suas estratégias digitais sem o uso de arquiteturas e tecnologias nativas da nuvem.

Em um universo corporativo ocupado por startups que já nasceram com suas infraestruturas nativas em nuvem, as empresas mais tradicionais já estão revendo e modernizando sua infraestrutura de TI. Migrar tecnologias não é um processo tão complexo quanto parece, já que é possível conectar soluções legadas à novas ferramentas de mercado, sem a perda de dados e de serviços. O importante é que cada companhia compreenda seu momento e sua real necessidade, aproveitando o melhor de cada modelo de nuvem.

Nesse ponto, a maioria das organizações cresceu além da fase inicial de migrar algumas de suas cargas de trabalho do local para um único fornecedor de nuvem e deseja aproveitar toda a experiência e vantagens. Isso porque manter servidores, data centers e diversos profissionais disponíveis para cuidar do funcionamento da infraestrutura de TI pode significar um custo alto para a empresa, que mesmo sendo muito importante, poderia ser revertido em investimentos na atividade principal da organização.

Com o uso da computação em nuvem, praticamente todos os equipamentos que antes ocupavam tempo de equipes e espaço físico se tornam dispensáveis. Os cuidados com a infraestrutura e segurança dos dados podem ser integralmente passados para quem oferece os serviços e diversos colaboradores podem ser alocados em outras funções que busquem inovação e visão de futuro. Além disso, a computação em nuvem permite também que o contratante configure seus servidores de acordo com sua demanda, e pague somente pelos recursos que escolher, ou seja, um modelo de negócio considerado mais justo e transparente.

A principal missão e desafio da cloud, no entanto, é trazer consistência em um modelo de trabalho mais unificado. Por outro lado, benefícios e qualidades não faltam à tecnologia. É inquestionável que a adoção da nuvem está no horizonte de qualquer negócio inovador, pois confere flexibilidade, segurança, baixo custo e liberdade para usar os diferentes modelos de nuvem que mais se adaptem à realidade do negócio.

Enrico Roman, CTO da Bedu.Tech.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile