Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Inatel apresentará diferenciais na formação de profissionais com foco em IoT

Inatel apresentará diferenciais na formação de profissionais com foco em IoT

0
Publicidade

O Inatel levará sua expertise na formação de profissionais para o mercado de tecnologia para o IoT Business Forum, que ocorrerá dia 29 de junho, no WTC, em São Paulo. O evento vai reunir especialistas para discutir os desafios, mostrar soluções e cases de desenvolvimento da Internet das Coisas.

O professor e pesquisador do Inatel, Dr. Joel Rodrigues, estará no painel “Como a IoT pode atingir seu verdadeiro potencial?.Ele irá falar sobre a importância da formação de profissionais para atuar neste mercado crescente, apresentando os exemplos do Inatel. Um deles é o projeto Inatel Smart Campus, iniciado há quase um ano, envolvendo alunos, pesquisadores, especialistas e empresas parceiras em pesquisas, projetos, experimentação e desenvolvimento de soluções e aplicações em IoT. A proposta do Inatel é a criação de uma rede de conectividade aberta e convergente com outras redes e diferentes tecnologias para a oferta de diversos serviços.

Atualmente, 12 empresas são parceiras do projeto com desenvolvimento em conjunto, doações para os laboratórios de pesquisa e bolsas para alunos de iniciação científica e de mestrado. “Sendo uma instituição de ensino superior, nosso compromisso é com a formação dos profissionais das áreas de TIC que atuam no mercado e que vão fazer a IoT acontecer. E nós já estamos um passo à frente, com um modelo pedagógico que busca a integração constante com o mercado e a pesquisa e a inovação, e também com uma pós-graduação em IoT, pioneira no país”.

O curso de pós graduação em IoT é oferecido na unidade do Inatel em São Paulo, que funciona dentro do complexo WTC, e já está com turma aberta desde maio. O professor Dr. Joel Rodrigues tem grande experiência na área de ensino e pesquisa com focos principais em e-Health, redes de sensores e Internet das coisas (IoT), computação móvel, redes veiculares e tecnologias cloud. É coautor de mais de 500 publicações em periódicos, capítulos em livro e conferências internacionais, 3 livros e 2 patentes. É General Chair e TPC Chair de diversas conferências internacionais, incluindo as IEEE ICC, IEEE GLOBECOM e IEEE HEALTHCOM. No mês passado, teve participação intensa na IEEE International Conference on Communications (IEEE ICC 2017), em Paris, com a apresentação de nove artigos científicos e uma homenagem recebida pelo  trabalho realizado como Publications Chair do evento.

No Brasil, também em maio, participou do SBRC 2017, em Belém, com a apresentação de dois artigos e do projeto Inatel Smart Campus, como exemplo de um living lab aberto à cooperação com empresas parceiras para pesquisa, experimentação, avaliação e demonstração de tecnologias de IoT.

O IoT Business Forum é promovido pela TI Inside: http://iotbusinessforum.com.br/congresso/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile