Publicidade
Início Blogueria Mundo Digital pode ser a solução para alto volume de dados corporativos

Mundo Digital pode ser a solução para alto volume de dados corporativos

0
Publicidade

O mundo tem observado uma explosão na quantidade de dados nas últimas décadas e as empresas lutam para se adaptar a tudo isso, com sistemas mais dinâmicos e simplificados que atendam às necessidades.

Estudos recentes apontam para uma média diária de 700 informações trocadas, ou seja, 500 e-mails, 5 faxes, 100 documentos, 50 imagens, 40 interações sociais, 10 contratos e 10 vídeos. Se multiplicarmos isso para 8 mil funcionários de uma empresa comum, chegaremos ao número impressionante de 1,9 bilhão de informações por ano.

Em paralelo, as pessoas e companhias utilizam cada vez mais dados móveis, com a troca de informações e arquivos pelo celular. Organizações internacionais de telefonia indicam que o tráfego de dados móveis deverá aumentar 13 vezes até 2017.

Diante deste cenário, é essencial que a área de Gestão da Informação Corporativa (ECM) simplifique os processos com base nas seguintes características:

  • Reduzir a complexidade do trabalho;
  • Minimizar os erros humanos em tarefas de rotina do trabalho;
  • Permitir acesso mais fácil às informações para um público maior.

A sintonia dos CIOs com as outras áreas da empresa tornou-se crucial para a otimização dos processos tecnológicos. O processo de troca de informações entre as áreas e os sistemas faz toda diferença pela eficácia, integração de dados e valor agregado. As companhias que investem continuamente em TI e no gerenciamento de informação, consideradas ‘líderes digitais’, se destacam no mercado e lucram até 26% mais do que seus concorrentes, de acordo com Gapgemini Consulting e o MIT Center for Digital Business.

A melhor forma de fazer frente às essas transformações digitais é unir forças em prol de um “Digital First World” (Mundo Digital), em que a digitalização e maior oferta de dados estarão entre as principais bandeiras. Vários fatores estão envolvidos, impulsionando a transformação dos negócios em negócios digitais: força de trabalho em transformação; segurança e governança; pressão regulatória; novas tecnologias e clientes digitais.

O papel das novas tecnologias também adquire um peso muito grande, já que as organizações precisam fornecer acesso direto e irrestrito à informação. As novas tecnologias digitais capacitam os colaboradores de várias formas que antes eram improváveis.

Força de trabalho em mudança

Um ponto que merece destaque é a nova força de trabalho jovem que vai mudar as atitudes tradicionais das empresas com seus colaboradores, trabalho e local de trabalho. Mais da metade dos jovens dizem que não aceitam uma vaga profissional se não for permitido o uso de redes sociais. Isso demonstra que os líderes das organizações precisam se adaptar à nova realidade e criar políticas mais flexíveis que estejam em linha com o perfil de seus colaboradores.

As mudanças dentro da área de ECM são fundamentais para manter o ritmo de informações e sistemas, que contribuem diretamente para o sucesso dos negócios. A eficiência operacional é um dos fatores essenciais que trata da sobrevivência das empresas em um mercado de disputa constante.

Roberto Regente Jr., vice-presidente da OpenText para América Latina e Caribe.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile