Publicidade
Início Gestão Infraestrutura IoT é o futuro das novas tecnologias, diz ABINC

IoT é o futuro das novas tecnologias, diz ABINC

0
Publicidade

É evidente que atualmente o mundo passa por uma transformação digital, na qual a vida digital e física se funde. E a tendência é que isso só aumente daqui para frente, é o que aponta a pesquisa Transforma Insights, que cita a Internet das Coisas (IoT) como o futuro de várias tecnologias diferentes, prevendo que as conexões globais de IoT crescerão de 11,3 bilhões para 29,3 bilhões até o final de 2030, com destaque para redes de curto alcance, Inteligência Artificial e 5G.

O crescimento das conexões citadas no estudo está particularmente focado em aplicações conectadas de curto alcance, como eletrônicos pessoais e domésticos, medição inteligente, automação predial, rastreamento, unidades principais do veículo e alarmes de segurança.

Paulo Spaccaquerche, presidente da Associação Brasileira da Internet das Coisas (ABINC), destaca que o principal desafio para a evolução da tecnologia em meio a rápida transformação digital pós pandemia é a formação de mão de obra e cultura. “As empresas têm que aceitar que a transformação digital não é moda e, sim, realidade. É preciso mudar ou a concorrência sai ganhando”.

Mesmo assim, o presidente destaca que o Brasil tem seguido a tendência mundial “de forma surpreendente”. Em maio de 2021, a Sabesp implantou diversos aparelhos de telemedição de consumo de água baseados em IoT, provando que o uso da tecnologia no Brasil já é real e promete se expandir. Além disso, frotas de carros elétricos para uso em serviços públicos e coleta inteligente de lixo já estão em teste e planejamento em cidades brasileiras.

No mais, o documento indica que até 2029 as conexões 2G serão menos de 100.000. Apesar de regiões como Estados Unidos e Europa já possuírem 5G desde 2019, o Brasil não está tão longe assim desta realidade que Paulo considera indispensável para os avanços da IoT no Brasil. No final do ano passado, as licenças para operar a tecnologia 5G foram leiloadas pelo Ministério das Comunicações por R$ 6,8 bilhões, e a previsão é que todas as capitais do país implementem a conexão até 29 de setembro.

“O IoT não tem sentido se não houver conectividade e o 5G é mais uma forma de conectividade”, comenta Paulo. “Agora, a combinação de 5G e IA no IoT dará possibilidade de atender nichos de mercado que necessitam de respostas quase imediatas com muita precisão. A IoT é responsável pela digitalização das coisas. Tudo que é físico pode ser digital. Isso significa que teremos dados sobre essa coisa física, ou seja, teremos um monte de dados, mas quais serão usados? A IA poderá ajudar na seleção dos melhores dados para o negócio”. Exemplos disso são os carros autônomos e as ações na área médica e hospitalar, casos em que 5G e IA já são uma realidade, como destaca Paulo.

Com isso, a ABINC tem feito sua parte para elevar o uso de IoT no Brasil. “Cada vez mais promovendo webinar com cases, participando e apoiando projetos em diversos segmentos do mercado. Vide a cidade de Ivaiporã, que recentemente anunciou um projeto para lançar uma incubadora tecnológica. A pesquisa do Comitê de Utilities. Apoiando eventos de outras entidades e palestrando nesses eventos também”.

No mais, o presidente alerta que o uso de 5G e IA nos negócios precisa ser consciente e não pode ser uma decisão tomada com base em tendências. “Não vou utilizar, por exemplo, 5G e IA no agronegócio, pois não preciso de respostas imediatas. Mas posso usar uma LPWAN com Inteligência Artificial que atende meu negócio de uma forma melhor. O próprio negócio que diz o que é preciso. São várias tecnologias e combinações para atender uma demanda de mercado. Qual a melhor?”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile