Publicidade
Início Notícias Gestão Mineradoras investem em tecnologia para se prepararem para o futuro

Mineradoras investem em tecnologia para se prepararem para o futuro

0
Publicidade

Estudo feito pela Accenture mostra que operação autônoma na Mineração deve melhorar desenho dos processos, atração e treinamento de talentos e eficiência de processos de produção. Segundo o estudo, as empresas de mineração, impulsionadas pela meta de nenhum dano, nenhuma perda e nenhum desperdício, estão investindo fortemente em tecnologias para preparar as suas operações para o futuro.

Dessa forma, as tecnologias autônomas surgem para atender a essas necessidades, removendo pessoas de situações de risco, reduzindo perdas e melhorando a eficiência dos processos.

Outro ponto relevante é que as agências governamentais e comunidades têm exigido cada vez mais das empresas mineradoras uma nova forma de operar com uma política de tolerância zero em relação a qualquer impacto negativo gerado. Isso resultou na necessidade de mudança no setor de mineração, alterando a agenda de seus principais executivos.

Como resultado, a segurança ganhou total atenção da indústria, e os esforços para mitigar todos os possíveis impactos nas pessoas e comunidades atingiram o nível máximo.

A operação autônoma também foi incluída na agenda dos executivos responsáveis pelas minas devido ao seu impacto positivo em ESG e por toda estabilidade, controle e eficiência que ela é capaz de oferecer.

Existem, ainda, alguns benefícios que as operações autônomas poderão destravar com a implementação de Centros de Operações Integradas (COIs). A troca de informações entre as fases produtivas possibilitará uma melhor decisão para a cadeia de produção, proporcionando significativo aumento de eficiência. Equipamentos autônomos naturalmente requerem um número consideravelmente maior de sensores e câmeras para operar adequadamente conforme nível de autonomia.

Em resumo, os processos autônomos representam uma grande transformação na forma de produzir. Eles impactarão no desenho dos processos, na atração e no treinamento de talentos e, o mais importante, no quão eficientes nossos processos de produção podem ser.
O estudo destaca os principais impactos das operações autônomas nas empresas de mineração:

  1. Grande passo na melhoria da segurança – Remover pessoas da exposição ao risco é o benefício imediato da implementação de autônomos.
  2. Estabilidade e melhoria contínua – A previsibilidade da decisão das soluções autônomas tem uma característica de repetição que permite à operação aumentar a estabilidade do processo; a mesma receita é executada repetidamente.
  3. Melhor uso dos recursos e menos desperdício – Produzir apenas o necessário, no momento certo e com a qualidade requerida.
  4. Novo paradigma de negócios – Gerenciar uma frota autônoma para transportar materiais ou coordenar uma equipe de robôs para realizar inspeções é muito diferente da forma atual de realizar essas tarefas.

As empresas de mineração devem integrar a sua cadeia de valor de forma digital para solucionar a necessidade de informação em toda a operação autônoma. É importante estar integrado horizontalmente com os processos adjacentes e verticalmente com as camadas de decisão de nível mais alto.

O programa de autônomos deve:

  • Envolver os líderes: Obtenha um forte patrocínio e envolva a liderança da empresa em todas as áreas.
  • Gerenciar o investimento: Crie e mantenha a adoção de um forte roadmap de autônomos frequentemente revisitado. Promova o valor do programa sobre as necessidades específicas locais.
  • Cuidar das pessoas: Crie uma iniciativa de gestão da mudança ampla e conectada para suportar o estabelecimento do mecanismo de inovação.

Segundo a Accenture, a adoção de autônomos deve abranger o ciclo Pense Grande, Comece Pequeno e Escale Rapidamente. As empresas devem pensar grande, definir sua “North Star” para autônomos, executar iniciativas piloto e ajustar o curso conforme necessário. Em seguida, escalar as tecnologias comprovadas e, após a implantação, continuar monitorando e apoiando a operação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile