Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Sophos une três áreas internas para intensificar combate ao cibercrime

Sophos une três áreas internas para intensificar combate ao cibercrime

0
Publicidade

A Sophos anuncia o Sophos X-Ops, nova unidade multioperacional que combina o SophosLabs, Sophos SecOps e Sophos AI, três equipes de especialistas em cibersegurança da companhia, para ajudar as organizações a se defenderem melhor contra as constantes mudanças e complexidades dos ciberataques. O Sophos X-Ops aproveita a inteligência de ameaças preditivas em tempo real, profundamente pesquisada por cada grupo que, por sua vez, colabora para fornecer proteção, detecção e recursos de resposta mais robustos e inovadores.

A companhia também lança a pesquisa “OODA: Sophos X-Ops Takes on Burgeoning SQL Server Attacks”, que aborda o crescimento de ataques contra servidores Microsoft SQL não corrigidos e como os invasores usam sites de download falso e ferramentas de acesso remoto do mercado paralelo para distribuir diversos grupos de ransomware. No processo, a Sophos identificou e conteve ataques, pois as equipes do Sophos X-Ops combinaram seus respectivos conhecimentos sobre os incidentes, analisando-os em conjunto e tomando medidas para neutralizar rapidamente a ação dos cibercriminosos.

“A cibersegurança moderna tem se tornado um esporte de equipe altamente interativo e, à medida que o setor vem evoluindo, surgiram análises, engenharias e especializações investigativas. As operações escaláveis de ponta a ponta agora precisam incluir especialistas como desenvolvedores de software, engenheiros de automação, reversão e de infraestrutura em nuvem, analistas de malware, agentes de resposta a incidentes, cientistas de dados, entre outros, e eles precisam de uma estrutura organizacional que evite silos”, explica Joe Levy, Diretor de Tecnologia e Produtos da Sophos.

“Nós unificamos três equipes globalmente reconhecidas dentro da Sophos e totalmente capacitadas para fornecer essa amplitude de especialização em áreas e processos críticos. Juntos, como Sophos X-Ops, eles podem aproveitar os pontos fortes um do outro, incluindo análise de telemetria mundial de mais de 500 mil clientes, caça a ameaças líder do setor, recursos de resposta e remediação e inteligência artificial rigorosa para melhorar de forma mensurável a detecção e a resposta a ameaças. Os cibercriminosos geralmente são organizados e avançados demais para serem combatidos sem a experiência combinada única e a eficiência operacional de uma força-tarefa conjunta como a Sophos X-Ops”.

Em conversa com o Detroit Economic Club sobre a parceria do FBI com o setor privado para combater a ameaça cibernética, em março de 2022, o diretor do FBI, Christopher Wray, disse: “A colaboração nos permite atingir nossos adversários em todos os pontos, desde as redes das vítimas até o caminho para os próprios computadores dos hackers, porque quando se trata da estratégia cibernética do FBI, sabemos que tentar ficar no alvo e bloquear os tiros ao mesmo tempo não vai resolver”.

“Neste momento, estamos interceptando três coisas: os agentes de ameaças, suas infraestruturas e recursos financeiros. E temos o impacto mais duradouro quando trabalhamos com todos os nossos parceiros para interromper os três juntos”. O Sophos X-Ops está adotando uma abordagem semelhante: reunindo e operando a inteligência de ameaças de seus próprios grupos multidisciplinares para ajudar a deter os invasores com mais antecedência, para prevenir ou minimizar os danos de ransomware, espionagem ou outros crimes cibernéticos a organizações de diversos tipos e tamanhos, além de trabalhar com a aplicação da lei para neutralizar a infraestrutura do invasor. Embora as equipes internas da Sophos já compartilhem informações naturalmente, a criação formal do Sophos X-Ops impulsiona um processo mais rápido e simplificado, necessário para combater cibercriminosos igualmente ágeis.

“A cibersegurança eficaz requer uma colaboração robusta em todos os níveis, tanto interno quanto externo. É, portanto, a única maneira de descobrir, analisar e combater agentes cibernéticos mal-intencionados com velocidade e escala. A combinação dessas equipes separadas no Sophos X-Ops mostra que a empresa entende esse princípio e está agindo de acordo com ele”, diz Michael Daniel, Presidente e CEO da Cyber Threat Alliance.

O Sophos X-Ops também fornece uma base operacional integrada mais forte para inovação, um componente essencial da cibersegurança devido aos avanços agressivos no crime cibernético organizado. Ao unir a expertise de cada grupo, a Sophos é pioneira no conceito de um Centro de Operações de Segurança (SOC) assistido por Inteligência Artificial (IA), que antecipa as intenções dos analistas de segurança e fornece ações defensivas relevantes. Para o SOC do futuro, a Sophos acredita que essa abordagem tende a acelerar drasticamente os fluxos de trabalho de segurança e a capacidade de detectar e responder mais rapidamente a indicadores novos e prioritários de comprometimento.

“Os cibercriminosos descobriram como trabalhar em conjunto para comoditizar certas partes dos ataques e, ao mesmo tempo, criar novas maneiras de evitar a identificação e aproveitar as fraquezas de qualquer software para explorá-lo em massa. O guarda-chuva Sophos X-Ops é um exemplo notável de como ‘roubar uma página’ do livro de táticas dos cibercriminosos, permitindo a colaboração conjunta entre diferentes grupos internos de inteligência de ameaças”, diz Craig Robinson, vice-presidente de pesquisa do IDC, Serviços de Segurança. “Combinar a capacidade de abranger uma ampla gama de conhecimentos em inteligência de ameaças com recursos assistidos por IA no SOC permite que as organizações prevejam e se preparem melhor para ataques iminentes e futuros”, completa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile