Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial IA vendida em fóruns online cria malwares e outros golpes cibernéticos

IA vendida em fóruns online cria malwares e outros golpes cibernéticos

0
Publicidade

A ISH Tecnologia alerta para uma perigosa ferramenta de ataques cibernéticos sendo vendida em fóruns da dark web: conhecida como “WormGPT”, trata-se de uma Inteligência Artificial criada especificamente para o disparo de conteúdos maliciosos, como criação de códigos de malware, redação de e-mails de engenharia social e notícias falsas, entre outr

Assim como o popular ChatGPT, o WormGPT é uma Inteligência Artificial Generativa, com capacidade de aprender padrões complexos de comportamento consultando uma base de dados, e então gerar conteúdos (que podem ser textuais, audiovisuais, sonoros). Nesse caso, a ferramenta foi treinada analisando bilhões de palavras de diversas fontes, sites legítimos e fóruns da deep e dark web.

A sigla GPT em ambos os nomes vem da abreviação em inglês “Generative Pre-training Transformer” (“Transformador pré-treinado generativo”, em tradução livre), que consiste num modelo de linguagem treinado para gerar texto, traduzir idiomas e responder a perguntas de forma única e informativa. As comparações entre as duas ferramentas seguem, com o próprio WormGPT se identificando como “o maior inimigo do ChatGPT”, em sua interface inicial, vista abaixo (em inglês):

O relatório da ISH explica que a compra do WormGPT é feita diretamente com o ator de ameaça, e o pagamento é realizado via serviço de assinatura, através de criptomoedas como o Bitcoin ou Ethereum. Uma vez instalado na máquina do criminoso, basta digitar interações como “gere um e-mail de phishing” ou “redija um código de malware para invadir dispositivos de determinado tipo”, recebendo ainda diversas opções para disparo.

A ISH também alerta para o fato de que a IA pode ser treinada para estudar o ecossistema de empresas específicas, produzindo assim golpes mais difíceis de serem detectados, e dando uma sensação maior de autoridade e confiança ao atacar potenciais vítimas. Uma vez bem-sucedida a invasão, o WormGPT também pode atuar roubando senhas ou dados de cartão de crédito.

Caique Barqueta, Especialista em Inteligência de Ameaças da ISH, afirma que o maior risco apresentado por ferramentas maliciosas como o WormGPT é a escala: “Um criminoso que não necessariamente tem conhecimento técnico o suficiente passa a ter a sua disposição uma tecnologia que faz todo o ‘trabalho braçal’. Além disso, quando consideramos o quão rápido essas IAs geram conteúdo, a velocidade de disparo desses ataques se torna preocupante e assustadora.”

O especialista explica ainda uma das diferenças entre essa IA e outras mais populares, como o ChatGPT: “Temos visto exemplos de usuários que conseguem ludibriar as ferramentas, mas é preciso considerar que elas possuem impedimentos para dar informações sobre determinados temas, e esse é um cuidado cada vez mais reforçado por suas desenvolvedoras. Já nesse caso é exatamente o contrário: a ferramenta possui como objetivo principal a execução de ataques cibernéticos, e aprende mais todos os dias sem alguma diretriz que a impeça.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile