Publicidade
Início Notícias Gestão Tecnologias RPA e RPD tornam a jornada do cliente mais eficiente

Tecnologias RPA e RPD tornam a jornada do cliente mais eficiente

0
Publicidade

O mercado nacional tem intensificado seus investimentos nos últimos anos em transformação digital para aperfeiçoar seus processos, otimizar recursos, ganhar produtividade, reduzir custos, conquistar e manter sua carteira de clientes a fim de garantir novos negócios, satisfação e fidelização, além de maior competitividade. Nessa corrida por modernização, maior eficiência e agilidade, algumas tecnologias são importantes aliadas, especialmente se combinadas adequadamente. Este é o caso da adoção conjunta das tecnologias de Robotic Process Automation (RPA) e de Robotic Process Discovery (RPD), solução chamada de FCA – Full Cycle Automation.

“As empresas brasileiras se conscientizaram de que precisam com urgência se transformar para atender às demandas da Era Digital e para isto estão buscando maior eficiência operacional com tecnologias que possibilitem maior automação. Como RPA e RPD combinam inteligência artificial (IA) e machine learning para mapear processos e gerar novos fluxos de trabalho totalmente automatizados, esta combinação tem sido muito procurada”, afirma Leandro Kojo, consultor na Mex Consulting. Isto se explica porque a solução FCA torna o dia a dia dos profissionais mais produtivo e estratégico, contribuindo para reduzir gastos operacionais e riscos de erros humanos e, por consequência, para aprimorar o atendimento e a efetivação de novos negócios e receitas, com total aderência às conformidades regulatórias.

Segundo Kojo, esta tendência se reflete principalmente na procura pelo aprimoramento dos processos de Customer Experience (CX), porque a disputa pela conquista e fidelização dos clientes no Digital é ainda mais acirrada. “Hoje, as pessoas querem mais do que simplesmente comprar produtos e serviços, desejam que as companhias lhes ofereçam experiências gratificantes, desde a pesquisa até a efetivação da compra, bem como no pós-venda”, explica o consultor da Mex Consulting. Por isto, a implementação da FCA, em geral, se inicia nos processos relacionados aos clientes, visando tornar os contatos mais qualificados e propiciando um acompanhamento de todas as interações.

A utilização conjunta permite o uso robôs assistidos e autônomos para executar e automatizar processos e tarefas operacionais ou repetitivas e que demandam muito tempo e esforço por parte das pessoas envolvidas. Por meio da RPD, os processos são capturados, o que garante que a coleta das informações aconteça de forma precisa e que o monitoramento seja realizado de maneira segura. O RPA, por sua vez, facilita a padronização e a otimização dos processos, além do acompanhamento detalhado do negócio, e foi tema de pesquisa recente do Gartner, na qual se constatou que, até o final de 2022, 90% das grandes organizações terão implementado alguma solução de RPA, que movimentará cerca de 5 a 7 trilhões de dólares até o ano de 2025.

Salo Bem-Avi, vice-presidente de RPA e Projetos Estratégicos na Kryon, empresa que tem parceria com a Mex Consulting, destaca a utilização da FCA como uma das tendências mais relevantes para os próximos anos.” Nos primeiros estágios da automação era clara a determinação em encontrar processos que poderiam ser automatizados, independentemente de sua real necessidade. Hoje, ao contrário, as companhias identificam as tarefas e passam para a fase de desenvolvimento e incluem novas tecnologias a fim de terem o retorno rápido do investimento. Assim a definição dos processos é vital para que a objetividade de todo o projeto esteja em primeiro plano”, ressalta o executivo.

Com a Full-Cycle Automation, a Long-Term Care Group (LTCG) obteve ganho em agilidade e performance nos processos de faturamento de seguros e sinistros. Eles já haviam implementado com sucesso as soluções RPA assistidas e não assistidas da Kryon, mas a companhia queria estender o projeto para outros departamentos. A opção foi a ferramenta exclusiva Process Discovery da Kryon para identificar processos adicionais para automação nas áreas de seguro, faturamento, administração e sinistros.

A ferramenta apontou 83 processos como candidatos para automação, sendo que sete deles já foram implementados com sucesso. O Process Discovery foi instalado em 345 computadores virtuais em menos de duas semanas e um dos resultados mais significativos foi que o processamento de sinistros apresentou melhoria de até 70%.

ITPro Today divulgou os principais benefícios após a adoção do RPA:

  • Redução de custos com pessoas (custos) – 25%
  • Redução dos tempos de execução dos processos (agilidade) – 51%
  • Eliminação dos riscos de erros humanos nos processos (qualidade) – 56%
  • Aderência com a conformidade regulatória (compliance) – 15%
  • Aumento da produtividade pela operação 24/7 dos robôs (produtividade) – 36%
  • Facilidade para escalabilidade operacional (escalabilidade e flexibilidade) – 27%
  • Redução do trabalho humano tedioso (motivação de funcionários e satisfação de clientes) – 51%

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile