Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Biometria de voz ajuda instituições financeiras na prevenção de golpes

Biometria de voz ajuda instituições financeiras na prevenção de golpes

0
Publicidade

Em janeiro deste ano, um megavazamento de dados expôs a identidade de mais de 220 milhões de brasileiros, inclusive de pessoas já falecidas. Documentos como CPF, endereço e até fotos circularam livremente em fóruns online dedicados à compra e venda de dados pessoais na deep web, camada mais profunda da internet onde sites não são indexados. O vazamento dessas informações, cada vez mais comum, coloca a prevenção à fraude no topo da lista dos investimentos das principais instituições financeiras do país.  

Em 2020, principalmente nos segmentos de e-commerce, mercado financeiro e telecomunicações, o número de fraudes cresceu 54% em relação a 2019. De 106 bilhões de transações digitais foram feitas 3,5 milhões tentativas de golpe, segundo dados da Clearsale. De acordo com as análises feitas pela idwall, no estudo “Métodos de autenticação e recuperação de senhas na jornada do usuário”, por ano, o setor privado no Brasil perde cerca de R? 30 bilhões em violações de identidade.  

Criada em 2017, a solução de biometria de voz da startup já ajudou o Banco Bmg a economizar mais de R? 6 milhões em fraudes desde junho de 2020. A Minds Digital , agora disponível para outros players do setor, projeta um crescimento de 200% no seu faturamento até o final de 2022. A ferramenta usa uma Inteligência Artificial que aprende a cada dia, além de modelos de Machine Learning para autenticar os clientes utilizando sua própria voz, identificando e prevenindo tentativas de golpes em todo o ecossistema do negócio, inclusive nos canais de relacionamento com o cliente. 

Segundo Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, diante do alto investimento, a adoção da inteligência artificial, em conjunto com aprendizagem de máquina, era inacessível para diversas empresas do setor, mas isso mudou: com um modelo SaaS 100% em nuvem e de fácil integração a diversos CRMs em canais de relacionamento com o cliente, o custo para implantação de uma solução antifraude desse tipo se tornou muito mais viável. 

“Por termos uma solução SaaS, com precificação por chamadas à API, quanto maior é o consumo, menor é o custo por requisição. Com isso, conseguimos ajustar nossa precificação de acordo com o tamanho do cliente que nos contrata. Além disso, por sermos uma empresa brasileira, a contratação da plataforma é feita em moeda nacional, livre, portanto, das oscilações do dólar. Outro ponto importante é que temos um time de serviços muito forte que consegue customizar o produto junto com o cliente durante a implementação, criando e modelando soluções específicas para as particularidades de cada negócio”, explica. 

Ao identificar uma operação suspeita, os algoritmos da startup conseguem emitir um alerta em tempo real para o atendente e time de prevenção. Desta forma, além de evitar prejuízos em fraudes, perdas e chargebacks, a tecnologia da Minds também ajuda a reduzir o tempo no atendimento em até 35%, aumentando as vendas e melhorando a experiência dos clientes que não vão precisar passar tanto tempo confirmando a identidade. 

“Nosso objetivo é oferecer melhores produtos para a sociedade utilizando uma inteligência artificial personalizada e mais humanizada no mercado financeiro, seguros e telecomunicações, melhorando a experiência das pessoas com segurança e confiança”, finaliza o CEO. 

CYBERSECURITY FORUM

Acontece dias 27 e 28 de outubro da 1ª edição do Cybersecurity Forum, promovido pela TI Inside.  Os painéis vão abordar: Os desafios da segurança para a transformação digital; como garantir o acesso seguro; como gerenciar as aplicações seguras na nuvem; Continuidade de negócios – Governança, Riscos e LGPD; Inteligência Artificial em Segurança Cibernética.

Mais informações e inscrições no site www.cybersecurityforum.com.br ou pelo telefone /whatsapp 11-3138-4619 ou info@tiinside.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile