Publicidade
Início Notícias E-Commerce 6 dicas para tirar o melhor de um atendimento com chatbot na...

6 dicas para tirar o melhor de um atendimento com chatbot na Black Friday

0
Publicidade

A Black Friday é uma data de oportunidades para os consumidores, e também é um período de grande fluxo de atendimento para as varejistas. Para garantir excelência no atendimento e uma boa experiência para os consumidores, muitas empresas estão investindo em ferramentas de atendimento ao cliente impulsionadas pela Inteligência Artificial (IA).

“É importante entender que, para obter resultados positivos e aproveitar as oportunidades dessas temporadas, o consumidor precisa se sentir ouvido, independentemente do aumento no fluxo de solicitações que as empresas possam ter. O investimento e a otimização em experiência do cliente (CX), e o atendimento em diferentes canais com o mesmo nível de qualidade, tornam-se uma necessidade para não ficar para trás em relação aos concorrentes”, afirma Renato Cohen, gerente Solutions Consulting da Zendesk Brasil.

Para isso, a IA pode oferecer diversos benefícios para os consumidores, incluindo:

Atendimento mais rápido e eficiente: a IA pode automatizar tarefas, como responder perguntas frequentes e resolver problemas simples. Isso libera os agentes humanos para lidar com casos mais complexos, o que resulta em um atendimento mais rápido e eficiente para todos os consumidores sem longas esperas nas filas de atendimento, com resolução rápida de problemas recorrentes, como dúvidas sobre prazos de entrega e pagamentos, por exemplo.

Personalização: a IA pode usar dados sobre os consumidores para personalizar o atendimento, isso pode incluir o oferecimento de produtos ou serviços recomendados, ou informações específicas sobre uma compra ou solicitação. A personalização ajuda a criar uma experiência mais valiosa para os consumidores, podendo até sugerir itens complementares à sua última compra, por exemplo.

Os consumidores consideram a Inteligência Artificial uma aliada excelente para melhorar suas experiências de compra e atendimento. De acordo com o CX Trends 2023, 82% dos clientes esperam que as empresas comecem a implementar a IA. Sete em cada dez acreditam que a IA pode possibilitar uma experiência mais profunda e personalizada, e 56% expressam entusiasmo ao receber ajuda e conteúdo instantâneo e personalizado por meio da IA generativa.

Com grandes varejistas brasileiras usando chatbots para agilizar o atendimento, compartilhamos abaixo seis dicas para tirar o melhor da IA no seu processo de compra:

  1. Seja claro e conciso: quando você estiver interagindo com um chatbot ou agente de atendimento ao cliente impulsionado pela IA, seja claro e conciso na sua solicitação. Isso ajudará a garantir que você receba a resposta correta o mais rápido possível.
  2. Use linguagem natural: a maioria dos chatbots e agentes de atendimento ao cliente impulsionados pela IA são treinados para entender a linguagem natural. Isso significa que você pode se comunicar com eles da mesma forma que se comunicaria com uma pessoa.
  3. Esteja preparado para fornecer informações: em alguns casos, você pode precisar fornecer informações adicionais para que o chatbot possa resolver ou encaminhar seu problema. Esteja preparado para fornecer essas informações quando necessário.
  4. Não tenha medo de pedir ajuda: se você estiver tendo problemas para interagir com um chatbot ou agente de atendimento ao cliente impulsionado pela IA, busque o assistente humano.
  5. Planeje suas compras com antecedência: se você souber o que está procurando e organizar suas compras, poderá gastar menos tempo em interações com um chatbot.
  6. Seja paciente: os chatbots e agentes de atendimento impulsionados pela IA ainda estão em desenvolvimento. Eles podem cometer erros ou não entender sua solicitação perfeitamente. Seja paciente e tente novamente se necessário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile