Publicidade
Início Notícias Levantamento aponta recorde de envio de spams no fim do ano

Levantamento aponta recorde de envio de spams no fim do ano

0
Publicidade

A CipherTrust, fornecedora de dispositivos de segurança de e-mail, acaba de divulgar os resultados de uma análise sobre atividades de sistemas de mensagens coletadas da sua rede global com mais de 4 mil dispositivos de gateway de segurança IronMail, espalhados por toda a internet.

De acordo com a empresa, os dados mostram que novembro e o início de dezembro foram o pior período do ano ? e talvez da história ?em volume de ataques pela rede mundial. A CipherTrust atribui esse aumento principalmente ao recente surto do vírus Sober que, até o momento, é responsável por mais de 500 mil infecções.

A IDC divulgou recentemente que o spam, que no ano passado ocupava a sétima posição como maior preocupação entre os administradores de TI, ocupa agora (2005), a terceira. O impacto do volume durante o mês de novembro confirma a significativa ameaça imposta por um número cada vez maior de mensagens classificadas como spam.

De acordo com a pesquisa da CipherTrust, os fenômenos mais representativos dessa ameaça, no período foram:

? Em 3 de novembro um pico de spam causado pelas pragas Mytob e Bagle provocou surtos na internet e aumentou em 8% o volume de e-mails da noite para o dia.

? Em 21 de novembro, o surto mais recente de Sober atingiu o todo o ecossistema de e-mails, criando milhares de novos zumbis, que por sua vez aumentaram em 15% o volume de spam.

? Nas duas últimas semanas de novembro e início de dezembro, o número de e-mails infectados aumentou 25% em uma semana.

? Nos últimos seis meses, o mecanismo global de análise de ameaças TrustedSource da CipherTrust identificou uma média de 170 mil novos computadores zumbis por dia. Desde o surto do Sober, em novembro, o número de zumbis enviando spams e vírus subiu cerca de 50%, chagando a infectar mais de 250 mil endereços IP por dia.

?Embora o início do segundo semestre tenha apresentado um leve declínio no volume de spam, novembro começou bem diferente?, afirma Paul Judge, principal responsável pela área de tecnologia na CipherTrust. ?A propagação dessas ameaças prova que os criadores de spam e de ameaças seguem cada vez mais perigosos. Os prejuízos se agravam a cada dia, tanto pelo aumento de e-mails indesejados, quanto pelo consumo improdutivo de largura de banda e storage, além de desperdiçar o valioso tempo dos funcionários e em administração?, assinala o executivo.

Segundo ele, as empresas precisam implementar estratégias de segurança em vários níveis, que incluam tanto o gateway como o perímetro da rede, para proteção contra o crescente volume de spam e zumbis, responsáveis pelo envio de vírus, worms e ataques de phishing.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile