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Golpes em compras online de final de ano somam mais de R$ 60 milhões em prejuízo e crescem 87%

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Um estudo de mercado da OLX sobre os golpes mais aplicados no comércio eletrônico durante as compras de final de ano, considerando dados de mercado da data do ano passado identificou um prejuízo estimado causado às vítimas durante a data de R$ 60 milhões. O estudo analisou os dados de dezembro de 2022, comparando com o mesmo período de 2021.

Celulares lideram a lista de produtos mais visados pelos golpistas no período, representando 36% dos casos, sendo o iPhone o primeiro da lista com 77% das ocorrências – um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2021. Videogames ficam em segundo lugar, com 21%, com Playstation representando 72% das fraudes, um crescimento de 25 pontos percentuais, e o Xbox em terceiro, com 22%.

“Eletrônicos são objetos de alto valor e que vendem rápido, além de serem facilmente transportados. Por isso, são os itens mais visados por golpistas. É muito importante que o comprador online tenha cuidado redobrado e fique atento a todas as etapas da compra, mantendo as negociações pelos chats das plataformas. Nessa época do ano, em que os compradores tendem a ficar mais desatentos, por estarem na correria do final de ano e fazendo mais de uma atividade online ao mesmo tempo, favorece a atuação dos fraudadores. Por isso, redobrar a atenção é fundamental para evitar golpes”, informa Beatriz Soares, VP de Produto da OLX.

O golpe do falso pagamento representa 56% dos casos, seguido por falso anúncio, com 42%. O falso anúncio, mesmo estando na segunda posição, é o que mais apresenta crescimento no volume de fraudes, com aumento de 5 pontos percentuais nesta época em relação ao restante do ano, considerando 2022.

O estado de São Paulo é o que registrou o maior valor de prejuízo com os golpes em compras de ano em 2022: R? 7,9 milhões. No entanto, quando comparado com dezembro de 2021, houve uma queda de 11% no total do prejuízo estimado.

Como funcionam os golpes

Golpe do Falso Pagamento
O golpe do falso pagamento é quando a pessoa acredita que está pagando um boleto, mas descobre que ele é falso, pois não está atrelado à loja onde realizou a compra. Ou ainda, quando ocorre a venda de um produto, e o vendedor recebe um comprovante de pagamento falso do golpista, resultando na perda do valor ou do produto. O falso anúncio ocorre quando a vítima paga pelo item, mas nunca irá recebê-lo. Ambos os golpes também são utilizados para roubo de dados, como e-mail, número de telefone celular e CPF para aplicar novos golpes futuramente utilizando a identidade da vítima.

Falso Anúncio
O fraudador insere anúncios atrativos na plataforma, com preços baixos e condições vantajosas, para obter pagamentos antecipados. Uma vez recebido o valor, o golpista deixa de fazer contato com a vítima ou encaminha um objeto sem valor.

Dicas para compras seguras

1. Compre com calma, a pressa e falta de atenção beneficiam os fraudadores, já que o usuário tende a estar mais desatento e mais propício a oferecer informações pessoais, clicar em links maliciosos e não prestar a devida atenção em informações importantes.

2. Verifique o endereço dos sites onde está comprando, verifique se é realmente o da empresa que quer comprar e se há o cadeado de segurança;

3. Evite clicar em links de publicidade, prefira checar as ofertas direto no site da loja, os fraudadores podem usar ofertas usando cores e layout similares ao de marcas idôneas, redirecionando o link dos anúncios para sites fraudulentos;

4. Negocie sempre pelos chats das plataformas de compra e venda e evite aplicativos de mensagem. Fraudadores preferem ambientes digitais onde não poderão ser rastreados e não gostam de deixar rastro de suas atuações;

5. Confira sempre o status da compra e venda pelas plataformas das empresas, desconfie de emails e confira sempre o nome que vem depois do @, empresas idôneas não usam e-mails genéricos ou contas de email gratuitas;

6. Fique atento aos e-mails recebidos dos sites. E-mails oficiais da empresa normalmente usam o nome da marca e não informações genéricas ou domínio de emails gratuitos.

7. Empresas também costumam ter o whatsapp verificado, quando aparece um selo de confirmação que aquela conta é idônea. Se não tiver o selo, desconfie.

8. Nunca é demais lembrar da importância da utilização de senhas seguras e da não repetição das mesmas em diferentes contas. Fraudadores buscam brechas, buscam caminhos mais fáceis. Medidas simples podem te manter longe dos olhos atentos deles.

O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais, em dezembro de 2022, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas on-line.

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