Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Windows 10 para smartphones e tablets terá interface semelhante a versão 8.1

Windows 10 para smartphones e tablets terá interface semelhante a versão 8.1

0
Publicidade

Anunciado em setembro do ano passado, uma das maiores novidades do Windows 10 era que o sistema operacional da Microsoft seria unificado para PCs, tablets e smartphones, além do videogame Xbox One, mas a empresa ainda não havia demonstrado como seria a interface móvel. Ao apresentar nesta quarta-feira, 21, mais novidades da versão quase finalizada do software, a companhia finalmente revelou: é absolutamente semelhante ao Windows 8.1, com a tela inicial com os “live tiles” (os tijolos que mostram informações em tempo real de aplicativos), mas com importantes mudanças internas.

O maior chamariz do sistema está justamente em sua natureza compartilhada com outras plataformas. Assim, os aplicativos poderão ser universais, facilitando o desenvolvimento e a distribuição, além de proporcionar maior integração entre PC e dispositivo móvel. É um passo além do que a Apple tem procurado fazer entre o Mac OSX e o iOS, já que a Microsoft tem uma estratégia mais voltada para os desenvolvedores.

O sistema nos smartphones traz também vantagens de recursos embutidos. O serviço de mensagens e voz via IP Skype agora é totalmente integrado com o aplicativo de mensagens. Outro é a suíte de edição de documentos Office, que, além de apresentar mesma interface Ribbon e recursos de formatação entre os diversos aparelhos, permitirão continuar o trabalho a partir do ponto em que se parou em qualquer dispositivo.

Já a assistente pessoal Cortana, a resposta da Microsoft para a Siri da Apple e o Google Now, terá maior presença no sistema, aparecendo pela primeira vez em versão para desktops. Ela estará integrada também ao novo navegador, o Spartan, que substituirá o antigo (e com reputação manchada) Internet Explorer. A loja de aplicativos agora terá títulos para todas as plataformas, mostrando em destaque os apps já instalados. E haverá também recursos compartilhados de games no app Xbox, pelo menos em tablets e phablets.

O Windows 10 terá uma versão construída para smartphones e tablets com telas menores do que 8 polegadas – durante o evento de apresentação, foi utilizado um Lumia 1520, que tem tela de 6 polegadas. Acima disso, rodará uma versão mais completa, como a de computadores normais. O sistema móvel deverá começar a chegar em versão beta aos smartphones em fevereiro, mas ainda não há informações sobre disponibilidade da versão final.

Holograma

A Microsoft encerrou a apresentação com o Windows Holographic, sua nova estratégia para realidade aumentada, embora afirmando se tratar de holografia – na verdade, requer um óculos especial, chamado de HoloLens. É semelhante ao que o propunha o Google, com a diferença que o dispositivo possui hardware dedicado para exibir gráficos projetados na lente com sensação de profundidade. A empresa também adicionou sensores para entender para onde o usuário está olhando. Isso permite que se manipulem objetos virtuais no ar: na demo apresentado no palco, a funcionária da companhia montou um disco voador com peças digitais com as mãos, além de dar comandos de voz como “corte” e “cole”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile