Publicidade
Início ESG Algar Telecom lança solução IoT de eficiência energética

Algar Telecom lança solução IoT de eficiência energética

0
Publicidade

A Algar Telecom, por meio do Brain (centro de inovação em negócios digitais fundado pela companhia), está lançando uma solução IoT de eficiência energética sob demanda para apoiar empresas de todos os portes. Batizada de Utilities Control, ela oferece informações precisas para agregar inteligência ao consumo de energia, juntamente com uma calculadora para acompanhar as emissões de CO2. Para isso, inclui funções de controle e monitoramento em três frentes: climatização (temperatura e umidade de ar-condicionado), refrigeração (temperatura, umidade, abertura e fechamento de portas de balcões refrigerados, freezers e câmaras frias) e quadros de energia (consumo, tensão e corrente).

A solução partiu de dores apontadas pelos próprios clientes, como: perdas devido ao mau funcionamento dos equipamentos ou da rede elétrica; altos custos com manutenção; difícil escalabilidade da estrutura de facilities; problemas na gestão do consumo de energia; e ausência de geração de dados para inteligência energética. Segundo as empresas entrevistadas pelo centro de inovação, 92% buscam eficiência energética; 75% gerenciamento remoto e gestão centralizada; 48% gestão da demanda no mercado livre; 27% informações para troca de equipamentos ofensores; e 13% integração de dados.

A novidade é resultado de uma parceria junto à HEPHAENERGY, startup recifense de tecnologia com foco na criação de produtos inteligentes que atendam as necessidades de corporações relacionadas à eficiência energética e ao consumo eficiente – como mobiliários solares inteligentes e sensores de monitoramento remoto. A parceria é representada por Felipe Batista, Co Founder e CEO Hephaenergy.

Na prática, a solução inteligente funciona a partir de sensores que captam os dados de consumo e os enviam para a nuvem, organizando-os de forma amigável em um painel de gestão (dashboard) e aplicativo (iOS e Android), onde as informações ficam centralizadas. Com isso, os clientes conseguem monitorar os equipamentos em tempo real e ter uma visão de manutenção preditiva, de maneira a evitar potenciais falhas.

Inovação com foco ESG

A Algar Telecom é reconhecida pelo mercado como a telecom referência em boas práticas ambientais, sociais e de governança. O consumo de energia limpa já alcançou o patamar de 66% na organização, graças à construção de usinas de energia solar para autogeração e contratação de energia no mercado incentivado. Além disso, o consumo de energia elétrica nos escritórios e prédios são monitorados em tempo real com o objetivo de identificar possíveis desperdícios ou oportunidades de melhor aproveitamento.

“As práticas voltadas para ESG são amplamente disseminadas na companhia e agora estamos lançando nosso primeiro produto com esse foco, com a intenção de levar este know-how para a nossa cadeia de relacionamentos. Queremos não apenas auxiliar nossos clientes na gestão mais eficiente dos seus equipamentos e na busca por um consumo mais inteligente, mas também incentivá-los e apoiá-los para que seus negócios também estejam cada vez mais alinhados com a agenda ESG”, comenta Zaima Milazzo, presidente do Brain.

Com esse objetivo, foi fechada uma parceria com a Green Domus, empresa especializada em sustentabilidade que fornece serviços de consultoria, auditoria e treinamento. A companhia realizará eventos anuais com os clientes para debater temas ESG e será responsável pela validação da calculadora de CO2 disponível na solução. A ferramenta terá papel essencial para ajudar as empresas a identificarem quanto estão emitindo e como podem reduzir esses números, colaborando com suas metas para a busca de neutralização de carbono.

“É importante termos clareza de que clima é tema central na agenda ESG, enquanto energia é tema central na agenda climática. Logo, uma transição para economia de baixo carbono precisa necessariamente de soluções inovadoras que integrem cadeias e sejam preocupadas com eficiência energética. Esse é o ponto chave da parceria entre Green Domus e Brain”, acrescenta Higor Valle, consultor de negócios da Green Domus.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile