Publicidade
Início Blogueria Ouvidoria é ainda mais fundamental com Lei Geral de Proteção de Dados...

Ouvidoria é ainda mais fundamental com Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

0
Publicidade

A entrada em vigor, em agosto próximo, da Lei Geral de Proteção de Dados Privados (LGPD) está mobilizando as empresas, a fim de se adaptar às suas exigências. Certamente, a nova lei exigirá muito mais envolvimento das ouvidorias, pois o (a) ouvidor (a) é o (a) profissional mais indicado (a) para ser o encarregado (a) do tratamento dos dados pessoais.

Mesmo que a companhia não decida desta forma, caberá ao (à) profissional dar respostas assertivas às demandas que envolverem o manejo dos dados pessoais.

Como já aconteceu com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e com o Marco Civil da Internet, novamente o Brasil legislou muito bem, frente ao desafio do mundo digital. Já o fizera para aperfeiçoar as relações de consumo e na web.

Mas a maioria das companhias privadas até hoje, por não ser obrigadas por lei a ter ouvidoria, ainda não instituiu este canal de comunicação.

Nunca é demais lembrar que a principal função do SAC é lidar com problemas rotineiros, por meio de ações corretivas, mais operacionais. Ouvidoria, além de ser a segunda instância de atendimento, trata de questões excepcionais, e promove ações corretivas, mais estratégicas.

Ter ouvidoria, portanto, sempre foi importante, e o será ainda mais na nova realidade que surgirá no armazenamento, controle e proteção dos dados pessoais.

As novas demandas não serão nada corriqueiras. Portanto, a ouvidoria se tornará ainda mais estratégica com a vigência da LGPD. Quem lidar com o cidadão, verá.

Maria Inês Fornazaro, presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile