Marcas da área de tecnologia, com destaque para Google, Apple e Samsung, lideram o ranking mundial das que fazem as conexões mais poderosas com os consumidores e atingem altos níveis de “tração cultural”, ou seja, usam o fator cultura de forma eficaz para se conectar com os consumidores.
Por isso, essas marcas permanecem mais relevantes para o público, aumentando, portanto, as oportunidades de conseguir crescimento sustentável.
A conclusão é do relatório Tração Cultural 2013 (Cultural Traction 2013), que avalia a “vibração cultural” de marcas em todo o mundo.
Em sua terceira edição, o estudo é feito pela Added Value, consultoria em desenvolvimento de marca e em percepção de marketing para marcas icônicas que integra a Kantar, uma divisão do grupo de comunicação WPP.
De acordo com a consultoria, uma marca é considerada culturalmente vibrante quando é percebida como visionária, inspiradora, corajosa e estimulante (daí o acrônimo VIBE, dos atributos Visionary, Inspiring, Bold e Exciting, usado no estudo.)
A pesquisa envolveu 62.250 entrevistados, nos mercados dos Estados Unidos, China, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Austrália, Brasil, Hong Kong e Cingapura. Foram avaliadas 160 marcas, em quinze setores.
No ranking das Dez Mais, considerando todos os atributos VIBE, as marcas tecnológicas prevalecem, ocupando seis posições. Uma surpresa para os pesquisadores foi o desempenho da gigante de móveis residenciais IKEA, que aparece no quarto lugar.
O estudo também informa o desempenho das marcas em cada um dos quatro atributos, individualmente.
No Brasil, o ranking VIBE consolidado é liderado pela Apple, seguida da Sony, Samsung e Google. Confira abaixo a classificação VIBE das marcas, em âmbito global e local.
As Dez Mais em “vibração cultural” – Ranking global
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Apple |
Samsung |
IKEA |
Microsoft |
Sony |
BMW |
Audi |
Coca-Cola |
eBay |
As Dez Mais em “vibração cultural” – Ranking no Brasil
Apple |
Sony |
Samsung |
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Microsoft |
BMW |
Audi |
Nike |
Dove |
Adidas |
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