Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Cade lança formulário eletrônico para receber denúncias

Cade lança formulário eletrônico para receber denúncias

0
Publicidade

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) lançou o novo formulário para receber denúncias. A ferramenta está integrada ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e admite acusações realizadas por qualquer cidadão relacionadas tanto a atos de concentração quanto a condutas anticompetitivas, como cartel.

As denúncias submetidas ao Cade se tornarão automaticamente um processo no SEI. Para iniciar o procedimento, basta clicar em “Clique Denúncia”, disponível na página principal do site. Deverá ser indicado no formulário o tipo de acusação que se pretende fazer, isto é, se é referente a condutas anticoncorrenciais ou a atos de concentração.

No primeiro caso, o cidadão pode delatar prática de cartel, venda casada de produtos e serviços, criação de dificuldades para funcionamento de empresas concorrentes, entre outras. Já na segunda hipótese, podem ser informadas operações não notificadas à autarquia e possíveis descumprimentos de Acordos em Controle de Concentrações firmados em atos já autorizados pelo Cade. Há ainda um campo para outros tipos de reclamação relativa a operações aprovadas pelo órgão antitruste.

A integração do “Clique Denúncia” ao SEI tem como objetivo otimizar as rotinas de trabalho e melhorar a capacidade de resposta do Cade ao denunciante.

Ainda dentro do projeto, serão lançados até o fim deste ano novos formulários para notificação de atos de concentração e para requerimento de Termos de Compromisso de Cessação – acordos firmados por pessoas físicas e jurídicas acusadas em processos administrativos que investigam práticas lesivas à concorrência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile