Publicidade
Início Notícias Negócios Importação de produtos de Taiwan cai mais de 10% no primeiro semestre

Importação de produtos de Taiwan cai mais de 10% no primeiro semestre

0
Publicidade

As exportações de produtos de Taiwan para o Brasil tiveram um decréscimo de 10% a 12% no primeiro semestre desse ano em relação ao ano passado, quando as vendas totais ficaram em US$ 3,5 bilhões. Deste total global, o mercado de produtos de tecnologia predominou com 55% do montante, ou seja, pouco mais de US$ 1,9 bilhão. A informação é de Jorge Guang-pu Shyu, representante do Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil.

Durante a abertura da exposição “Vitrine Taiwan Excellence”, que ocorreu nesta quarta-feira, 21, em São Paulo, o executivo disse que as importações de produtos de tecnologia serão inferiores devido à situação econômica dos países emergentes e a volatilidade do câmbio. Os principais itens importados pelo Brasil são placas de circuito impresso, que representam 28,7% do total, seguido por equipamentos para rádio e TV, microprocessadores e semicondutores.

Shyu disse ainda que a falta de reconhecimento do Brasil gera obstáculos aos investimentos de empresários taiwaneses no país, uma vez que não concede visto aos visitantes. “Para os taiwaneses, o Brasil é um país distante, com uma língua de difícil aprendizado, que somados com a falta de visto, desestimula o interesse dos empresários. Países das Europa, Estados Unidos, Israel e até mesmo Cuba concedem visto. Mas o taiwanês, para vir ao Brasil, precisa um passe livre (laissez-passer), um documento que traz insegurança e, em muitos caos, é desconhecido pelas autoridades alfandegárias”, ressalta.

A mostra, promovida pelo Ministério da Economia da Taiwan por meio do Bureau of Foreign Trade (BOFT) e do Taiwan External Trade Development Council (Taitra), ocorre até dia 25 em São Paulo e segue para a Rússia e México até o final do ano. São 37 marcas de produtos que vão de bicicletas até laptops, que ganharam prêmios de qualidade, design e inovação.  

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile