Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Pesquisa explora uso do Google Glass em procedimentos cirúrgicos

Pesquisa explora uso do Google Glass em procedimentos cirúrgicos

0
Publicidade

Os famosos óculos Google Glass, que possibilitam a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada, agora poderão ser utilizados, também, em procedimentos cirúrgicos. A Royal Philips e Accenture, empresa de consultoria, tecnologia e outsourcing, anunciaram a criação de uma prova conceito para o visor dos óculos do Google como forma de pesquisar modelos para melhorar a eficácia de procedimentos cirúrgicos.

O cirurgião, antes mesmo de iniciar um procedimento, pode, por exemplo, ter acesso aos dados do paciente por meio do Google Glass, tais como peso, altura, doenças e motivo da intervenção cirurgica. O sistema possibilita maior mobilidade e agilidade no contato do medico com essas informações. Toda a checagem dos requisitos pré-operatório também pode ser feita através do aparelho pelo anestesista. A temperatura corporal, frequência cardíaca e pressão arterial são mostradas ao médico apenas com um comando de voz. O médico pode, ainda, monitorar simultaneamente os sinais vitais de um paciente usando o visor e, ainda, pode reagir a desenvolvimentos processuais cirúrgicos sem a necessidade de afastar-se do paciente ou do procedimento.

Tudo isso é feito por meio da conexão entre o Google Glass e o Philips IntelliVue Solutions (monitores que oferecem uma visão em tempo real ampliada de sinais vitais de seus pacientes, com opção de integração com um PC) e prova o conceito de transferência contínua de sinais vitais em Google Glass.

“Vivemos em um mundo onde ser ágil é fundamental e as ideias precisam ser convertidas para soluções práticas que as pessoas possam usar”, diz Michael Mancuso, CEO para a prática de Patient Care and Clinical Informatics da Philips Healthcare. “Esta pesquisa explora a forma como os médicos podem conseguir melhorar o acesso à informação certa, no momento certo, para que eles possam se concentrar no atendimento ao paciente mais eficiente e eficaz. É um primeiro passo na pesquisa que mostram como as tecnologias existentes podem ser aplicadas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.”

Pesquisadores da Philips, do recém-criado Digital Accelerator Lab uma plataforma de inovação intersetorial com laboratórios baseados na Holanda e na Índia —, colaboraram com pesquisadores da Accenture Technology Labs para explorar o potencial de uso do Google Glass em ambientes clínicos. O objetivo era criar a primeira prova de conceito para o Google Glass e o Philips IntelliVue Solutions e, em seguida, começar a explorar oportunidades adicionais para integrar o Google Glass perfeitamente com as soluções de saúde da Philips.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile