Publicidade
Início Notícias Gestão Mais de sete milhões de usuários já utilizam a verificação em duas...

Mais de sete milhões de usuários já utilizam a verificação em duas etapas do GOV.BR

0
Foto: Picjumbo.com
Publicidade

Em 2023, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) ampliou a segurança do GOV.BR a partir da implantação da Verificação em Duas Etapas. No final do ano passado, apenas 150 mil usuários utilizavam esta ferramenta. Agora, já são 7,1 milhões de usuários do GOV.BR com esta verificação ativada. Atualmente, mais de 155 milhões brasileiros usam o GOV.BR. Os dados divulgados nesta quinta-feira (21/12) fazem parte do balanço de iniciativas deste primeiro ano do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

“Esta ferramenta é necessária para proteger a conta dos cidadãos no GOV.BR. Estamos fazendo o mesmo que os bancos e as grandes empresas de comunicação”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. “A dupla autenticação pode evitar fraudes e golpes, aumentamos mais uma camada de segurança para os brasileiros que utilizam a plataforma”, complementou.

Após autorizar a verificação em duas etapas, o cidadão receberá um código no aplicativo sempre que entrar no GOV.BR. Somente com este código será possível fazer o login. Lembrando que o código da verificação em duas etapas não é enviado por SMS, ele é gerado via notificação push no aplicativo GOV.BR do titular da conta.

Entre os serviços disponíveis para os cidadãos no GOV.BR estão o Conecte SUS, ENEM, Fies, Carteira de Trabalho Digital, Sougov (exclusivo para servidores públicos federais), eSocial, Serviços da Receita Federal e documentos militares. Além disso, é possível fazer a Prova de Vida, assinar documentos pela Assinatura GOV.BR e utilizar serviços de outros entes da federação a partir do Login GOV.BR.

Gestão de dispositivos

Outra funcionalidade implantada para aumentar a segurança do GOV.BR foi a Gestão de Dispositivos. Disponível desde o início do segundo semestre, esta função possibilita ao cidadão definir qual equipamento pode acessar a conta dele, avisando também sempre que um novo dispositivo tenta fazer login na plataforma. Atualmente, mais de 530 mil contas já estão com a Gestão de Dispositivos habilitada.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile