Publicidade
Início Notícias Comunicações Siga Antenado investe em segurança cibernética

Siga Antenado investe em segurança cibernética

0
Publicidade

A Siga Antenado, nome fantasia da EAF – Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz, uma organização não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para viabilizar a implantação do 5G standalone no Brasil, contratou os serviços de cibersegurança da e-Safer para garantir a proteção de suas aplicações e rede de comunicação. A entidade é formada pelas empresas Claro, Vivo e TIM, vencedoras do leilão 5G.

Entre as responsabilidades da Siga Antenado estão a migração da TVRO – TV aberta e gratuita – da Banda C para a Banda KU, com a instalação de kits gratuitos para beneficiários de programas sociais do Governo Federal; a desocupação e mitigação da faixa de frequência de 3,5GHz pelo serviço fixo por satélite (FSS); a implementação de seis infovias do Programa Norte Conectado; e a implementação da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal, que será utilizada em aplicações críticas, como segurança pública, defesa e serviços de socorro e emergência.

A interoperabilidade entre as redes dos outros órgãos públicos é uma das características dos projetos mantidos pela Siga Antenado que demandam grande atenção ao realizar a comunicação de dados entre os sistemas estratégicos envolvidos.

Para garantir a proteção de toda sua infraestrutura tecnológica – que é híbrida (local e nuvem), a entidade conta com os serviços gerenciados da e-Safer a partir de um Centro de Operações de Segurança Cibernética (SOC) dedicado e no modelo 24/7, que recebe melhorias contínuas para salvaguarda dos dados.

A e-Safer também é responsável pela análise das necessidades de cibersegurança da Siga Antenado, definição do plano de monitoramento, análise e identificação de ameaças e riscos relacionados às atividades da entidade, implementação de ferramentas especialistas de segurança para proteger toda a operação da Siga Antenado, desde tecnologias de micro segmentação, ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), firewall, além de descoberta e tratamentos de vulnerabilidades.

Com larga experiência no setor de cibersegurança, a e-Safer possui projetos de segurança cibernética voltados para redes de telecomunicações e alguns casos implantados em operadoras de grande porte visando a proteção das antenas de comunicação.

“A e-Safer é parceira da Siga Antenado desde março de 2023, e tivemos a oportunidade de elaborar em conjunto um projeto de cibersegurança para que a nossa infraestrutura de TI pudesse receber a proteção necessária e garantir que nossas atividades fossem seguras e eficientes”, afirma Paulo Cozza, Diretor Administrativo da EAF.

“Entre as tecnologias implementadas pela e-Safer no ambiente da Siga Antenado podemos destacar a plataforma de EDR de última geração para todos os servidores e endpoints da EAF, soluções de micro segmentação, gestão de vulnerabilidades e Inteligência de ameaças. Todas coordenadas e gerenciadas pelo nosso time de especialistas da e-Safer e monitoradas 24×7 pelo nosso Centro de Inteligência Cibernética (CSOC)”, afirma Eder Souza, CTO da e-Safer.

“Nossa abordagem com no ambiente da Siga Antenado é projetada com o futuro em mente. Com base em nossa expertise, queremos garantir que a operação da EAF esteja pronta para ser ampliada quando necessário, adaptando-se facilmente às crescentes inovações do mercado e a necessidades específicas, como a implementação de sistemas e protocolos escaláveis que acompanham essa expansão e podem ser expandidos de maneira eficiente, sem interrupções nas operações”, comenta William Bergamo, CEO da e-Safer.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile