Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial Intel anuncia processo produtivo alinhado com demanda de IA

Intel anuncia processo produtivo alinhado com demanda de IA

0
Publicidade

A Intel anunciou nesta quinta-feira, 22 a Intel Foundry como uma empresa de sistemas de fundição (foundry) projetada para a era da Inteligência Artificial. A iniciativa seguem um roteiro de processo projetado para colocar a companhia na liderança do setor até o final desta década.

A empresa também destacou o ímpeto dos clientes e o apoio de parceiros do ecossistema – incluindo Synopsys, Cadence, Siemens e Ansys – que delinearam sua prontidão para acelerar os designs de processadores dos clientes da Intel Foundry com ferramentas, fluxos de design e portfólios de propriedade intelectual validados para as tecnologias de empacotamento avançado da Intel e o processo Intel 18A.

Os anúncios foram feitos no primeiro evento de fundição da Intel, o Intel Foundry Direct Connect, onde a empresa reuniu clientes, empresas do ecossistema e líderes de toda a indústria. Entre os participantes e palestrantes estavam a Secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, o CEO da Arm, Rene Haas, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, o CEO da OpenAI, Sam Altman, entre outros.

“A IA está transformando profundamente o mundo e a forma como pensamos sobre tecnologia e o silício que a alimenta”, afirmou o CEO da Intel, Pat Gelsinger. “Isso está criando uma oportunidade sem precedentes para os designers de processadores mais inovadores do mundo e para a Intel Foundry, o primeiro sistema de fundição do mundo para a era da IA. Juntos, podemos criar novos mercados e revolucionar a forma como o mundo utiliza a tecnologia para melhorar a vida das pessoas.”

Roteiro de processo

O roteiro estendido do processo de tecnologia da Intel adiciona o Intel 14A ao plano de nós de ponta da empresa, juntamente com várias evoluções especializadas de nós. A Intel também confirmou que seu ambicioso roteiro de cinco nós em quatro anos (5N4Y) permanece no caminho certo e entregará a primeira solução de backside power da indústria. Os líderes da empresa esperam que a Intel recupere a liderança de processo com o Intel 18A em 2025.

Também inclui evoluções para os processos de tecnologia Intel 3, Intel 18A e Intel 14A. Ele apresenta o Intel 3-T, otimizado com vias de silício para designs de empacotamento avançado em 3D e em breve alcançará prontidão para fabricação. Além disso, são destacados nós de processo maduros, incluindo novos nós de 12 nanômetros esperados por meio do desenvolvimento conjunto com a UMC anunciado no mês passado.

Essas evoluções são projetadas para permitir que os clientes desenvolvam e entreguem produtos adaptados às suas necessidades específicas. A Intel Foundry planeja um novo nó a cada dois anos e evoluções de nó ao longo do caminho, proporcionando aos clientes um caminho para evoluir continuamente suas ofertas no principal processo de tecnologia da Intel.

A Intel também anunciou a adição do Intel Foundry FCBGA 2D+ à sua abrangente oferta de ASAT, que já inclui FCBGA 2D, EMIB, Foveros e Foveros Direct

Design da Microsoft no Intel 18A

Os clientes estão apoiando a abordagem de longo prazo da Intel para sistemas de fundição. Durante a apresentação de Pat Gelsinger, CEO da Intel, o presidente e CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que a Microsoft escolheu um design de processador que planeja produzir no processo Intel 18A.

“Estamos no meio de uma mudança de plataforma muito emocionante que transformará fundamentalmente a produtividade para cada indivíduo, organização e toda a indústria”, disse Nadella. “Para alcançar essa visão, precisamos de um fornecimento confiável dos semicondutores mais avançados, de alto desempenho e alta qualidade. É por isso que estamos tão empolgados em trabalhar com a Intel Foundry e por que escolhemos um design de processadores que planejamos produzir no processo Intel 18A.”

A Intel Foundry obteve conquistas de design em várias gerações de processos de fundição, incluindo Intel 18A, Intel 16 e Intel 3, juntamente com um volume significativo de clientes nas capacidades ASAT (Montagem e Teste de Sistemas Avançados) da Intel Foundry, incluindo empacotamento avançado.

No total, considerando wafers e empacotamento avançado, o valor estimado do contrato ao longo da vida da Intel Foundry é superior a US$ 15 bilhões.
Fornecedores de IP e EDA Declaram Estar Prontos para os Designs de Processo e

Empacotamento

Parceiros de propriedade intelectual e automação de design eletrônico (EDA), como Synopsys, Cadence, Siemens, Ansys, Lorentz e Keysight, revelaram a qualificação de ferramentas e prontidão de propriedade intelectual para possibilitar que os clientes da Foundry acelerem projetos avançados de processadores no Intel 18A, que oferece a primeira solução de energia traseira na indústria de fundição. Essas empresas também confirmaram a capacitação de EDA e IP em todas as famílias de nós da Intel.

Ao mesmo tempo, vários fornecedores anunciaram planos de colaborar em tecnologia de montagem e fluxos de design para a tecnologia de empacotamento EMIB 2.5D (ponte de interconexão multi-dado incorporada) da Intel. Essas soluções de EDA garantirão um desenvolvimento mais rápido e a entrega de soluções avançadas de empacotamento para os clientes da Foundry.

A Intel também revelou uma “Iniciativa de Negócios Emergentes” que destaca uma colaboração com a Arm para fornecer serviços de fundição de ponta para sistemas em chip (SoCs) baseados em Arm. Esta iniciativa representa uma oportunidade importante para a Arm e a Intel apoiarem startups no desenvolvimento de tecnologia baseada em Arm, oferecendo suporte essencial de propriedade intelectual, suporte de fabricação e assistência financeira para promover inovação e crescimento.

A abordagem de sistemas de fundição da Intel oferece otimização de pilha completa, desde a rede de fábricas até o software. A Intel e seu ecossistema capacitam os clientes a inovar em todo o sistema por meio de melhorias contínuas de tecnologia, designs de referência e novos padrões.

Stuart Pann, vice-presidente sênior da Intel Foundry na Intel, disse: “Estamos oferecendo uma fundição de classe mundial, entregue por uma fonte de fornecimento resiliente, mais sustentável e segura, complementada por capacidades inigualáveis de sistemas de processadores. Reunir esses pontos fortes proporciona aos clientes tudo o que precisam para projetar e entregar soluções para as aplicações mais exigentes.”

Cadeias de abastecimento resilientes também devem ser cada vez mais sustentáveis, e no evento, a Intel compartilhou seu objetivo de se tornar a fundição mais sustentável da indústria. Em 2023, estimativas preliminares mostram que a Intel utilizou 99% de eletricidade renovável em suas fábricas em todo o mundo. A empresa reiterou seu compromisso de atingir 100% de eletricidade renovável em todo o mundo, água líquida positiva e zero resíduos em aterros sanitários até 2030. A Intel também reforçou seu compromisso com emissões líquidas zero de gases de efeito estufa (GHG) nas Escopos 1 e 2 até 2040 e emissões líquidas zero de Escopo 3 montantes acima até 2050.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile