Publicidade
Início Notícias E-Commerce Mastercard habilita primeiras operações de Click to Pay no Brasil

Mastercard habilita primeiras operações de Click to Pay no Brasil

0
Publicidade

A Mastercard anuncia a disponibilidade de sua operação de Click to Pay no Brasil, uma nova opção de pagamento digital para o e-commerce, recém anunciada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs). O Brasil se junta a mais de 35 países onde esta tecnologia está disponível, incluindo México, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e os Emirados Árabes Unidos.

O Click to Pay promete mais segurança, graças à tecnologia de tokenização, e simplicidade ao dia a dia, uma vez que o consumidor só precisa cadastrar seu cartão de crédito ou débito uma única vez, sem a necessidade de abrir apps, realizar leituras de QR code ou copiar números de códigos para realizar um pagamento nas próximas compras, reunindo um “perfil único” em vários dispositivos, navegadores e comerciantes diferentes. Ao mesmo tempo, são mantidos todos os benefícios únicos dos cartões, como a possibilidade de contestação e estorno (chargeback), acúmulo de pontos em programas de fidelidade e o parcelamento.

“O aumento da utilização de ferramentas digitais nos serviços financeiros está nos levando para uma jornada de compras democratizada, onde os consumidores e as empresas desejam ter mais opções, liberdade e agilidade para pagar e receber. O Click to Pay é uma iniciativa de toda indústria de meios de pagamentos, liderada pela Abecs, que atua para aumentar a segurança e simplificar a experiência de compra”, comenta Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil.

Segundo dados da Mastercard, as transações globais com Click to Pay cresceram mais de 60% em 2023, em comparação com o ano anterior. “Entramos neste projeto colocando à disposição a expertise global da Mastercard, que já opera com essa tecnologia em mais de 35 países, suportado por mais de 50 parceiros de aceitação”, conclui Tangioni.

Para ter acesso ao Click to Pay, o consumidor precisa criar um perfil, registrando o seu e-mail, número de telefone e as informações do cartão selecionado. Este cadastro pode ser feito diretamente no checkout de uma compra, pelo app do banco ou pelo Mastercard Click to Pay. Os emissores também podem atuar ativamente para aumentar a usabilidade de Click to Pay pelos seus portadores através do Push Massivo, que é o envio de forma automatizada e amigável de dados cadastrais de seus clientes para o Click to Pay.

Uma vez cadastrado, o usuário terá suas credenciais protegidas em um ambiente seguro e uma experiência mais fluida no checkout. Dados da Mastercard indicam que 86% dos consumidores na América Latina abandonam seus carrinhos na hora do pagamento, sendo que 27% abandonam devido à complexidade do checkout. Com o Click to Pay, o tempo de checkout é reduzido em cerca de 50% de acordo com os nossos parceiros.

O Click to Pay também aumenta as taxas de autorização para os comerciantes (em até 5% de acordo com estimativas recentes da América Latina e Caribe), o que, por sua vez, aumenta as receitas. Uma maior adoção pelos comerciantes irá, naturalmente, estimular mais consumidores a adotar esta tecnologia em seu dia a dia.

Com a chegada do Click to Pay, há um aumento importante nas taxas de aprovação dos bancos por meio da tokenização, e na redução de fraudes, o que proporcionará mais confiança aos consumidores e simplificará a operação do varejo, uma vez que em casos de fraude, 82% dos varejistas da América Latina ainda fazem revisões manuais das transações.

Para testar a nova opção de pagamento digital no mercado brasileiro, a Mastercard realizou parcerias com a Pague Menos e a Sympla, que por sua vez oferece descontos a partir de 15% em ingressos de eventos selecionados.

Click to Pay é um método de pagamento baseado no padrão internacional Secure Remote Commerce” EMVco®, que fornece uma forma de pagamento mais fácil e segura para os consumidores, sem a necessidade de lembrar senhas ou inserir manualmente os detalhes do cartão todas as vezes.

Graças à plataforma de pagamento integrada, todos os cartões podem ser geridos a partir de um único perfil. É uma tecnologia que auxilia na redução de fricção, pois ao mesmo tempo em que oferece uma melhor experiência para o usuário – pois com um único cadastro possibilita que o seu cartão seja utilizado em sites, aplicativos e dispositivos de forma segura – também oferece ferramentas de gestão de ciclo de vida do cartão. Um consumidor que tenha seu cartão expirado, não precisa salvar o novo em todos os sites, as credenciais serão atualizadas automaticamente no Click to Pay beneficiando todos os sites que suportam esta solução.

A tokenização é o processo de substituição do número de 16 dígitos de um cartão por um número alternativo exclusivo, ou “token”, sendo cada token único para cada dispositivo, site ou app de compras, oferecendo camadas de segurança adicionais. Os tokens podem ser usados para transações em pontos de vendas ou compras online. Somente em dezembro de 2023, foram processados 3,5 bilhões de tokens na rede da Mastercard.

O processo reduz a fraude relacionada aos pagamentos digitais, tornando as transações mais seguras ao incluir um componente dinâmico em cada transação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile